PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarrijo, Vinícius Sebbapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T13:04:38Z-
dc.date.available2024-12-18T13:04:38Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8619-
dc.description.abstractThis research focuses on the use of AI algorithms for air traffic control and optimization, with special attention to operational safety. The rapidly growing artificial computer science has extended its arms to several sectors with robotic operations, where aviation is no exception, and has attempted to automate numerous operations by decreasing the human cognitive load on traffic controllers. For example, AI has enabled “digital cockpits” or “glass cockpits” in large aircraft that provide integrated real-time data and, therefore, better situational awareness for pilots. This research aims to discuss the ramifications of this technology in Brazilian air traffic, aiming to fulfill a growing imperative of providing safer and more sustainable aviation operations. As a way to achieve this investigation, a descriptive and qualitative methodology based on documentary and bibliographic research will be carried out. From the reviewed material, it can be concluded that DECEA has implemented AI systems such as SIRIUS in Brazil to optimize the use of airspace, decreasing aircraft waiting times and making the industry more sustainable. The study also emphasizes the need for XAI (Explainable AI) so that people controlling machines can understand and have faith in the choices proposed by the technology. It states that AI not only has the potential to transform Brazil’s aviation sectors, but is also a crucial tool for operational safety. Therefore, more investment are recommended in AI technologies and in the development of professionals capable of dealing with this innovation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTráfego aéreopt_BR
dc.subjectCockpit digitalpt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAuxílio da inteligência artificial no controle e gestão do tráfego aéreopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Wanessa Pazinipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0167913806632396pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se concentra no uso de algoritmos de inteligência artificial (IA) para controle e otimização de tráfego aéreo, com atenção especial à segurança operacional. A ciência da computação artificial de rápido crescimento estendeu seus braços para vários setores com operações robóticas, nas quais a aviação não é exceção, e tentou automatizar inúmeras operações diminuindo a carga cognitiva humana nos controladores de tráfego. Por exemplo, a IA permitiu “cockpits digitais” ou “cockpits de vidro” em grandes aeronaves que fornecem dados integrados em tempo real e, portanto, melhor consciência situacional para os pilotos. Esta pesquisa visa discutir as ramificações dessa tecnologia no tráfego aéreo brasileiro, visando cumprir um imperativo crescente de fornecer operações de aviação mais seguras e sustentáveis. Como forma de atingir esta investigação, será realizada uma metodologia descritiva e qualitativa baseada em pesquisa documental e bibliográfica. Do material revisado, pode-se concluir que o DECEA implementou sistemas de IA como o SIRIUS no Brasil para otimizar o uso do espaço aéreo, diminuindo o tempo de espera das aeronaves e tornando a indústria mais sustentável. O estudo também enfatiza a necessidade de XAI (IA Explicável) para que as pessoas que controlam as máquinas possam entender e ter fé nas escolhas propostas pela tecnologia. Ele afirma que a IA não tem apenas potencial de transformação nos setores de aviação do Brasil, mas também é uma ferramenta crucial de segurança operacional. Portanto, recomendam-se mais investimentos em tecnologias de IA e no desenvolvimento de profissionais capazes de lidar com essa inovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882163349850046pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL Aplicação da IA CTA Vinícius Sebba.docx
  Restricted Access
55,81 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador