Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carrijo, Vinícius Sebba | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T13:04:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T13:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8619 | - |
dc.description.abstract | This research focuses on the use of AI algorithms for air traffic control and optimization, with special attention to operational safety. The rapidly growing artificial computer science has extended its arms to several sectors with robotic operations, where aviation is no exception, and has attempted to automate numerous operations by decreasing the human cognitive load on traffic controllers. For example, AI has enabled “digital cockpits” or “glass cockpits” in large aircraft that provide integrated real-time data and, therefore, better situational awareness for pilots. This research aims to discuss the ramifications of this technology in Brazilian air traffic, aiming to fulfill a growing imperative of providing safer and more sustainable aviation operations. As a way to achieve this investigation, a descriptive and qualitative methodology based on documentary and bibliographic research will be carried out. From the reviewed material, it can be concluded that DECEA has implemented AI systems such as SIRIUS in Brazil to optimize the use of airspace, decreasing aircraft waiting times and making the industry more sustainable. The study also emphasizes the need for XAI (Explainable AI) so that people controlling machines can understand and have faith in the choices proposed by the technology. It states that AI not only has the potential to transform Brazil’s aviation sectors, but is also a crucial tool for operational safety. Therefore, more investment are recommended in AI technologies and in the development of professionals capable of dealing with this innovation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Tráfego aéreo | pt_BR |
dc.subject | Cockpit digital | pt_BR |
dc.subject | Segurança operacional | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Auxílio da inteligência artificial no controle e gestão do tráfego aéreo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bechepeche, Anna Paula | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1542987347258142 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Wanessa Pazini | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0167913806632396 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Andréluiz da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8246334867428520 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se concentra no uso de algoritmos de inteligência artificial (IA) para controle e otimização de tráfego aéreo, com atenção especial à segurança operacional. A ciência da computação artificial de rápido crescimento estendeu seus braços para vários setores com operações robóticas, nas quais a aviação não é exceção, e tentou automatizar inúmeras operações diminuindo a carga cognitiva humana nos controladores de tráfego. Por exemplo, a IA permitiu “cockpits digitais” ou “cockpits de vidro” em grandes aeronaves que fornecem dados integrados em tempo real e, portanto, melhor consciência situacional para os pilotos. Esta pesquisa visa discutir as ramificações dessa tecnologia no tráfego aéreo brasileiro, visando cumprir um imperativo crescente de fornecer operações de aviação mais seguras e sustentáveis. Como forma de atingir esta investigação, será realizada uma metodologia descritiva e qualitativa baseada em pesquisa documental e bibliográfica. Do material revisado, pode-se concluir que o DECEA implementou sistemas de IA como o SIRIUS no Brasil para otimizar o uso do espaço aéreo, diminuindo o tempo de espera das aeronaves e tornando a indústria mais sustentável. O estudo também enfatiza a necessidade de XAI (IA Explicável) para que as pessoas que controlam as máquinas possam entender e ter fé nas escolhas propostas pela tecnologia. Ele afirma que a IA não tem apenas potencial de transformação nos setores de aviação do Brasil, mas também é uma ferramenta crucial de segurança operacional. Portanto, recomendam-se mais investimentos em tecnologias de IA e no desenvolvimento de profissionais capazes de lidar com essa inovação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9882163349850046 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TRABALHO FINAL Aplicação da IA CTA Vinícius Sebba.docx Restricted Access | 55,81 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador