PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Julio Cesar Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T22:23:19Z-
dc.date.available2024-12-17T22:23:19Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8582-
dc.description.abstractThis study aims to understand Brazilian Rap as a form of critique, denunciation, and resistance, through the compositions of the group Racionais MC's. The objective of this work is to question and analyze the songs “Pânico na Zona Sul” (1990), “Negro Limitado” (1992), “Fim de Semana no Parque” (1993), “Homem na Estrada” (1993), “Capítulo 4, Versículo 3” (1997), “Diário de um Detento” (1997), and “Qual Mentira Vou Acreditar” (1997). The analysis procedure considered the language and themes of the lyrics. It is concluded that Racionais MC's is a Rap group that speaks to its equals, that is, to the periphery. Keywords: Racionais MC's, Rap, Hip Hop, Critique, Denunciation, Resistance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.titleRap brasileiro e racionais MC´s: crítica denúncia e resistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo Josépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6961-659Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553pt_BR
dc.contributor.referee1Reinato, Eduardo Josépt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6961-659Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo para a compreensão do rap brasileiro como forma de crítica, denúncia e resistência, nas composições do grupo Racionais MC’s. Este trabalho tem como objetivo questionar e analisar as músicas “Pânico na Zona Sul” (1990), “Negro Limitado” (1992), “Fim de Semana no Parque” (1993), “Homem na Estrada” (1993), “Capítulo 4, Versículo 3” (1997), “Diário de um Detento” (1997) e “Qual Mentira Vou Acreditar” (1997). O procedimento de análise levou em consideração a linguagem e a temática das letras. Conclui-se que os Racionais MC’s são um grupo de rap que fala para os seus iguais, ou seja, a periferia. Palavras-chave: Racionais MC’s, Rap, Hip-Hop, Crítica, Denúncia, Resistência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4384248883596051pt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
KAIO MESQUITA BONFIM.docx1,65 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador