Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Julio Cesar Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T22:23:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T22:23:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8582 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand Brazilian Rap as a form of critique, denunciation, and resistance, through the compositions of the group Racionais MC's. The objective of this work is to question and analyze the songs “Pânico na Zona Sul” (1990), “Negro Limitado” (1992), “Fim de Semana no Parque” (1993), “Homem na Estrada” (1993), “Capítulo 4, Versículo 3” (1997), “Diário de um Detento” (1997), and “Qual Mentira Vou Acreditar” (1997). The analysis procedure considered the language and themes of the lyrics. It is concluded that Racionais MC's is a Rap group that speaks to its equals, that is, to the periphery. Keywords: Racionais MC's, Rap, Hip Hop, Critique, Denunciation, Resistance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Hip hop | pt_BR |
dc.title | Rap brasileiro e racionais MC´s: crítica denúncia e resistência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reinato, Eduardo José | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6961-659X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9142540932437553 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reinato, Eduardo José | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6961-659X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9142540932437553 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo para a compreensão do rap brasileiro como forma de crítica, denúncia e resistência, nas composições do grupo Racionais MC’s. Este trabalho tem como objetivo questionar e analisar as músicas “Pânico na Zona Sul” (1990), “Negro Limitado” (1992), “Fim de Semana no Parque” (1993), “Homem na Estrada” (1993), “Capítulo 4, Versículo 3” (1997), “Diário de um Detento” (1997) e “Qual Mentira Vou Acreditar” (1997). O procedimento de análise levou em consideração a linguagem e a temática das letras. Conclui-se que os Racionais MC’s são um grupo de rap que fala para os seus iguais, ou seja, a periferia. Palavras-chave: Racionais MC’s, Rap, Hip-Hop, Crítica, Denúncia, Resistência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4384248883596051 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
KAIO MESQUITA BONFIM.docx | 1,65 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador