PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
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Campo DCValorIdioma
dc.contributorAdailson de Jesus Ramospt_BR
dc.creatorCavalcante, Yêssa de Santanapt_BR
dc.creatorCavalcante, Yêssa de Santanapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T12:25:48Z-
dc.date.available2024-12-17T12:25:48Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8528-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectRessurreiçãopt_BR
dc.subjectSituação intermediária-
dc.titleMorte, “Situação Intermediária” e Ressurreição: uma análise da escatologia em Joseph Ratzingerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Luiz dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5594624528044491pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Eli Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2875192087340848pt_BR
dc.contributor.referee2Zurawski, Silvio Rogeriopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1682162148283662pt_BR
dc.description.resumoA apodicidade da morte é um forte dilema da existência humana. Através dela, o homem se vê diante do porquê morremos e do como será após a morte. Perpassando por esses problemas, Joseph Ratzinger trabalha a finco a dimensão da morte e da vida eterna, principalmente em sua obra Escatologia: morte e vida eterna. Em tal obra, esse autor, em diálogo com outros pensadores, expõe sua reflexão a respeito da morte e da vida futura. Não obstante ao seu modo de pensar, ele corrobora sua linha de estudo com aquilo que é dogmaticamente pregado e defendido pela Tradição da Igreja Católica. Nesse caminho, esse autor evidencia que o homem não foi criado por Deus para terminar no nada. Pelo contrário, ele foi feito para a imortalidade e eternidade. A morte física é real, mas não é o fim, porque o homem foi criado para a vida. Essa realidade é de tal modo concebida que a própria ruptura da alma com o corpo, causada pela morte, não é capaz de suprimir a existência do homem, uma vez que sua alma subsiste em um estado (céu, purgatório ou inferno) até que aconteça o retorno de Cristo e, então, tal alma se unirá novamente a seu corpo. Assim, o homem, em corpo e alma, será julgado e adentrará definitivamente à eternidade. Nessa perspectiva escatólogica, veremos que o homem morre, passa pelo juízo particular e entra na posse do que ele mesmo preparou para si enquanto foi-lhe permitido viver quando esteve sobre a terra. Aí permanece até que aconteça o retorno de Cristo e o julgamento universal, em que os corpos ressurgirão. Deveras, a morte é factível, mas ela não tem a última palavra, porque fora tragada pela ressurreição de Jesus Cristo. E ao modo da ressurreição do Senhor, haveremos também de ressuscitar. E é por meio desse trajeto que o presente trabalho se dirige.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA::TEOLOGIA PASTORALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905097288958391pt_BR
dc.degree.graduationTeologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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