PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Anderson Miranda dopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T17:48:28Z-
dc.date.available2024-12-16T17:48:28Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8467-
dc.description.abstractStudy of the performance of teachers in the children's category in football and the possible consequences of early specialization for teenagers. Objective: To analyze and describe the consequences of early specialization for adolescents in the children's category in football. Method: Indirect research of the integrative literature review type. The selection process was carried out through the LUME platforms of the Federal University of Rio Grande do Sul and the online magazine EFDeportes. A total of 148 studies were evaluated by title, of which 9 were examined by abstract, 8 read in full and 5 were selected for the study. Results: The results obtained in the work show that some teachers/trainers still use methodologies inappropriately to carry out their classes, thus contributing to the increase in early specialization. On the other hand, there are teachers/trainers who use methodologies that match the level of development of their class, contributing to development correctly. Conclusions: Early specialization has been increasing from a practical point of view in Brazilian football, whether through demands from parents as well as the inadequate choice of activities proposed by teachers who work in the children's categories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspecialização precocept_BR
dc.subjectIniciação esportivapt_BR
dc.subjectIniciação no esportept_BR
dc.subjectEspecialização esportiva precocept_BR
dc.titleEspecialização precoce no futebol: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Marcos Paulo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846388856522885pt_BR
dc.contributor.referee3Frausino, Neusa Maria Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678007710579441pt_BR
dc.description.resumoEstudo da atuação dos professores na categoria infantil na modalidade futebol e as possíveis consequências da especialização precoce para adolescentes. Objetivo: Analisar e descrever as consequências da especialização precoce para adolescentes da categoria infantil na modalidade futebol. Método: Pesquisa indireta do tipo revisão integrativa da literatura. O processo de seleção foi realizado através das plataformas LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da revista on-line EFDeportes. Foram avaliados 148 estudos pelo título, dos quais 9 foram examinados pelo resumo, 8 lidos na íntegra e 5 foram selecionados para o estudo. Resultados: Os resultados obtidos no trabalho mostram que alguns professores/treinadores ainda utilizam metodologias de forma inadequada para a realização de suas aulas, contribuindo assim, para o aumento da especialização precoce. Por outro lado, existem professores/treinadores que utilizam metodologias que condizem com o nível de desenvolvimento de sua turma, contribuindo para o desenvolvimento de forma correta. Conclusões: A especialização precoce vem aumentando do ponto de vista prático no futebol brasileiro, seja através das cobranças dos pais bem como da escolha inadequada das atividades propostas por parte dos professores que atuam na categoria infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II_Anderson Nascimento.pdf430,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador