PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Amanda Divina Fogaça Mourapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T17:43:40Z-
dc.date.available2024-12-16T17:43:40Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8466-
dc.description.abstractConsidering that children with autism spectrum disorder (ASD) have a deficit in communication, social interaction and motor skills, it is necessary to have a practice aimed at promoting the development of their learning, socialization and motor development that allows them to have autonomy and quality of life. Objective: To present an intervention proposal for activities with psychomotor elements for children with autism spectrum disorder, considering its gaps. Method: Applied research was conducted, which allows theoretical knowledge to be put into practice, aiming for solutions to specific problems. Discussions: Motor development comprises unlearned behaviors that arise spontaneously if the child has adequate conditions and specific stimuli. Good body development does not occur mechanically, it must be learned and experienced over time. Conclusions: Psychomotor intervention programs promote important and significant gains in the motor, physical and social development of children with ASD. In the current study, the psychomotor activities and interventions presented can promote better motor levels in children, demonstrating important gains in their motor, cognitive and affective development, despite the gaps found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAtividades psicomotoraspt_BR
dc.subjectAspectos psicomotorespt_BR
dc.titleProposta de atividades psicomotoras para crianças com transtorno do espectro autista considerando possíveis lacunas na afetividade, cognição e motricidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee1Schmidt, Ademirpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4171-5101pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Sônia de Jesus dapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220164222115367pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a criança com TEA pode apresentar um déficit na comunicação, na interação social e na motricidade, faz-se necessário uma prática voltada para a promoção do desenvolvimento de sua aprendizagem, socialização e no desenvolvimento motor que permitam ter autonomia e qualidade de vida. Objetivo: Apresentar uma proposta de intervenção de atividades com elementos psicomotores para crianças com transtorno do espectro autista, considerado suas lacunas. Método: Conduziu-se uma pesquisa aplicada, que permite colocar em prática conhecimentos teóricos, visando soluções para problemas específicos. Discussões: O desenvolvimento motor compreende comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente desde que a criança tenha condições adequadas e estímulos específicos. Um bom desenvolvimento do corpo não ocorre mecanicamente, deve ser aprendido e vivenciado através do tempo. Conclusões: Os programas de intervenções psicomotoras promovem ganhos importantes e significativos no desenvolvimento motor, físico e social de crianças com TEA. No atual estudo, as atividades psicomotoras e intervenções apresentadas são capazes de promover melhores níveis motores nas crianças, demonstrando ganhos importantes em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, apesar das lacunas encontradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II_Amanda Moura.pdf403,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador