Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Amanda Divina Fogaça Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T17:43:40Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T17:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8466 | - |
dc.description.abstract | Considering that children with autism spectrum disorder (ASD) have a deficit in communication, social interaction and motor skills, it is necessary to have a practice aimed at promoting the development of their learning, socialization and motor development that allows them to have autonomy and quality of life. Objective: To present an intervention proposal for activities with psychomotor elements for children with autism spectrum disorder, considering its gaps. Method: Applied research was conducted, which allows theoretical knowledge to be put into practice, aiming for solutions to specific problems. Discussions: Motor development comprises unlearned behaviors that arise spontaneously if the child has adequate conditions and specific stimuli. Good body development does not occur mechanically, it must be learned and experienced over time. Conclusions: Psychomotor intervention programs promote important and significant gains in the motor, physical and social development of children with ASD. In the current study, the psychomotor activities and interventions presented can promote better motor levels in children, demonstrating important gains in their motor, cognitive and affective development, despite the gaps found. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Atividades psicomotoras | pt_BR |
dc.subject | Aspectos psicomotores | pt_BR |
dc.title | Proposta de atividades psicomotoras para crianças com transtorno do espectro autista considerando possíveis lacunas na afetividade, cognição e motricidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schmidt, Ademir | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4171-5101 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873502830926445 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schmidt, Ademir | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4171-5101 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873502830926445 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Rafael Felipe de | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3524903131043945 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Sônia de Jesus da | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8220164222115367 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando que a criança com TEA pode apresentar um déficit na comunicação, na interação social e na motricidade, faz-se necessário uma prática voltada para a promoção do desenvolvimento de sua aprendizagem, socialização e no desenvolvimento motor que permitam ter autonomia e qualidade de vida. Objetivo: Apresentar uma proposta de intervenção de atividades com elementos psicomotores para crianças com transtorno do espectro autista, considerado suas lacunas. Método: Conduziu-se uma pesquisa aplicada, que permite colocar em prática conhecimentos teóricos, visando soluções para problemas específicos. Discussões: O desenvolvimento motor compreende comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente desde que a criança tenha condições adequadas e estímulos específicos. Um bom desenvolvimento do corpo não ocorre mecanicamente, deve ser aprendido e vivenciado através do tempo. Conclusões: Os programas de intervenções psicomotoras promovem ganhos importantes e significativos no desenvolvimento motor, físico e social de crianças com TEA. No atual estudo, as atividades psicomotoras e intervenções apresentadas são capazes de promover melhores níveis motores nas crianças, demonstrando ganhos importantes em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, apesar das lacunas encontradas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física - Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II_Amanda Moura.pdf | 403,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador