PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Sarah Vitória Fagundes Borgespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T11:56:26Z-
dc.date.available2024-12-16T11:56:26Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8441-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSingle pilotpt_BR
dc.subjectFator humano-
dc.subjectSegurança de voo-
dc.subjectRepresentação social-
dc.subjectSRM-
dc.titleO conceito de single pilot e sua representação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Alexandre Francisco dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1418973780856308pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado sobre Fatores Humanos na Operação Aérea Single Pilot e o Uso do SRM, como recurso para aumentar a segurança e a competência nessas operações. O objetivo é entender como aspectos psicológicos e de aptidão influencia o desempenho do piloto solo, explorando o valor e a importância do treinamento em SRM para mitigação de riscos. A metodologia abordando método quantitativo, na escala likert e qualitativos de perguntas de evocações, analisando padrões de representações sociais e os principais desafios enfrentados pelos pilotos nestas configurações de voo. Os resultados encontrados apresentaram que fatores como fadiga, estresse acumulado e carga de trabalho elevada são os mais críticos para a segurança, responsabilidade e planejamento apareceram como elementos centrais nas representações dos pilotos. Nas considerações finais, se reforça a importância do treinamento SRM, destacando a precisão de gestão eficiente de recursos e do bem-estar físico e mental dos pilotos, essas práticas contribuem para a redução de erros, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, especialmente na aviação executiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG - SARAH VITÓRIA FAGUNDES BORGES SANTOS.docx
  Restricted Access
128,02 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador