PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendonça, Matheus Barros Furtado dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T20:36:40Z-
dc.date.available2024-12-14T20:36:40Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8391-
dc.description.abstractDyslexia is a learning disorder that affects reading and writing, that is, it partially interferes with communication. In the context of aviation, communication is essential for air operations and, when inefficient, harms safety. In a scenario where a dyslexic person wants to become a pilot, what would be the challenges they would face? And is it possible to be a pilot with this disorder? Based on these problems, the objective of the research was to verify, in the sphere of regulation, whether there is an impediment for dyslexic people to be a pilot and what strategies they should use. The text was constructed based on a basic methodology, with bibliographic, documentary, case study and exploratory procedures. Among the results, it was found that within the scope of the National Civil Aviation Agency (ANAC), the Federal Aviation Administration (FAA) and the Civil Aviation Safety Authority (CASA), the medical certificate can be issued to a dyslexic person, if he demonstrates the ability to perform tasks safely, subject to passing detailed and rigorous tests and exams. The possibility of a person with dyslexia becoming a pilot is based on two case studies of pilots with this disorder who have become references in their fields. Furthermore, the experiments with the Speechify app and the flights carried out by a dyslexic, showed, respectively, that there are technologies that can help with learning and that the flight, despite being challenging, can be carried out safely.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectDistúrbio de aprendizagempt_BR
dc.subjectPiloto de aeronavept_BR
dc.subjectEstratégia de leiturapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleDesafios da dislexia no cockpit de aeronaves: abordagens regulatórias e técnicas de leitura eficientept_BR
dc.title.alternativeChallenges of dyslexia in the aircraft cockpit: regulatory approaches and efficient reading techniquespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoA dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, isto é, interfere, em parte, na comunicação. No âmbito da aviação, a comunicação, é essencial para as operações aéreas e, quando ineficiente, prejudica segurança. Em um cenário em que uma pessoa disléxica queira se tornar piloto, quais seriam os desafios por ela enfrentados? E, ainda, é possível ser piloto com esse distúrbio? Com base nessas problemáticas, o objetivo da pesquisa foi o de verificar, na esfera da regulamentação, se há impedimento do disléxico em ser piloto e quais estratégias deveria usar. O texto foi construído a partir de uma metodologia de natureza básica, com procedimentos bibliográfico, documental, estudo de caso e exploratório. Entre os resultados, verificou-se que na esfera da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) e da Civil Aviation Safety Authority (CASA), o certificado médico pode ser emitido para um disléxico, desde que ele comprove capacidade para executar tarefas com segurança, condicionado a aprovação em testes e exames detalhados e rigorosos. A possibilidade de uma pessoa com dislexia ser tornar piloto, é fundamentada em dois estudos de casos de pilotos com esse distúrbio que ser tornaram referências em suas áreas. Além disso, os experimentos com aplicativo Speechify e os voos realizados por um disléxico, apontaram, respectivamente, que existem tecnologias que podem ajudar no aprendizado e que o voo, apesar de desafiador, pode ser realizado com segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC PUC GO. Matheus Barros Furtado de Mendonça.pdf
  Restricted Access
480,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador