PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
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dc.creatorEmerick, Lara-
dc.date.accessioned2020-12-15T20:28:31Z-
dc.date.available2020-12-15T20:28:31Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/838-
dc.description.abstractThis academic work aims to carry out an analysis of the teaching and learning process of textual productions of a private school in Goiânia, for the final years of elementary school, with the aim of, taking as an example, to evaluate whether the school fulfills the function to prepare students, throughout the school years of elementary school, final years, using discourse genres, to act critically in the social environment in which they are inserted, as an autonomous communicating subject. Furthermore, it assesses whether teaching is restricted to textual genres, that is, if it focuses on teaching text production, considering the structural notions and patterns of pre-defined didactic sequences and not the text as a communicative object in human interaction activities. Its corpus of analysis is the didactic sequence for teaching textual production materialized in the didactic books of Editora FTD, collection, Trilhas Sistema de Ensino - Ensino Fundamental, final years. It is anchored in the dialectic research method and research is characterized as descriptive, using scientific bibliographies as a means of investigation. It is justified by the always need to problematize the forms of teaching, for them to evolve and achieve the maximum effectiveness possible. As final results, we evaluate that, in schools, the teaching of textual productions is not focused on the consideration of the discursive genre, but rather on the textual genre, being still characterized as prescriptive, since it focuses on the structural patterns of language use and text and evaluations.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino das produções textuaispt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.titleA redação produzida na escola: gênero textual ou discursivo?pt_BR
dc.title.alternativeThe writing produced in the school: textual or discursive genre?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Návia Regina Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4396186674476852pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Edilene Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292572917428460pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de realizar uma análise do processo de ensino e aprendizagem das produções textuais de uma escola particular de Goiânia, para os anos finais do Ensino fundamental, com o intuito de, tomando como exemplificação, avaliar se a escola cumpre com a função de preparar os estudantes, ao longo dos anos escolares do ensino fundamental anos finais, valendo-se de gêneros discursivos, para atuarem de forma crítica no meio social no qual estão inseridos, como um sujeito comunicador autônomo. Avalia, além disso, se o ensino se restringe aos gêneros textuais, ou seja, se focaliza o ensino de produção de texto, considerando-se as noções estruturais e os padrões de sequências didáticas pré-definidos e não o texto como um objeto comunicativo nas atividades interacionais humanas. Tem como corpus de análise a sequência didática para o ensino de produção textual materializada nos livros didáticos da Editora FTD, coleção, Trilhas Sistema de Ensino – Ensino Fundamental, anos finais. Ancora-se no método de pesquisa dialético e se caracteriza a pesquisa como descritiva, tendo como meio de investigação bibliografias científicas. Justifica-se pela sempre necessidade de problematizar sobre as formas de ensino, a fim de que evoluam e alcancem o máximo de efetividade possível. Como resultados finais, avaliamos que, nas escolas, o ensino de produções textuais não é voltado para a consideração do gênero discursivo, mas sim para do gênero textual, caracterizando-se ainda como prescritivista, uma vez que focaliza os padrões estruturais do uso da língua e do texto e as avaliações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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