PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSegundo avaliador: Carlos Willian Pereira Fragapt_BR
dc.creatorVieira, Laisa Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T20:09:36Z-
dc.date.available2024-12-14T20:09:36Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8387-
dc.description.abstractAir operations with a single pilot can be potentially more dangerous than those conducted with two crew members, due to the overload of tasks, especially in risky situations. Considering this problem, this research aims to demonstrate the importance of the Single Pilot Resource Management (SRM) program for the training of Commercial Aircraft Pilots (PCA) and show the efficiency of this approach to prevent aeronautical occurrences. The research methodology adopted a qualitative approach, basic nature, with bibliographical and documentary procedures, and a case study. The results indicated that pilots generally perform many tasks in a flight and, therefore, must be able to perform these tasks (work capacity). However, factors such as sleep, little rest, overload, fatigue, especially in cases with single pilot operation (such as in executive and private aviation), can compromise alertness and decision making. The case study of a serious incident exemplified and reinforced the need for training that helps pilots develop skills to manage work overload, motivate attention and reinforce piloting judgment, notably in situations with a single pilot. The study showed that the SRM, through its tools (5Ps, IMSAFE, etc.) would develop these skills in the commercial pilot in such a way that he would manage the flight and his personal state efficiently, consequently preventing the occurrence of human error.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSRMpt_BR
dc.subjectInstruçãopt_BR
dc.subjectPiloto comercialpt_BR
dc.subject5Pspt_BR
dc.subjectIMSAFEpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a viabilidade de implementar a abordagem SRM na instrução de piloto comercial de aviões no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeA study on the feasibility of implementing the SRM approach in commercial airplane pilot instruction in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.description.resumoA operação aérea com piloto único pode ser potencialmente mais perigosa do que a executada com dois tripulantes, em virtude da sobrecarga de tarefas, em especial em situações de risco. A partir dessa problemática, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância do programa de Single Pilot Resource Management (SRM) para a formação do Piloto Comercial de Aviões (PCA) e mostrar a eficiência dessa abordagem para prevenir ocorrências aeronáuticas. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo de caso. Os resultados indicaram que os pilotos em geral executam muitas tarefas em um voo e, portanto, devem estar aptos a cumprir estas tarefas (capacidade para o trabalho). No entanto, fatores como sono, pouco descanso, sobrecarga, fadiga, especialmente nos casos em que a operação é com piloto único (como na aviação executiva e privada), podem comprometer o estado de alerta e a tomada de decisão. O estudo de caso do incidente grave exemplificou e reforçou a necessidade de treinamento que ajude o piloto a desenvolver habilidades para gerenciar sobrecarga de trabalho, motivar a atenção e reforçar o julgamento de pilotagem, notadamente em situações em que há um único piloto. O estudo evidenciou que o SRM, por meio de suas ferramentas (5Ps, IMSAFE etc.) desenvolveria no piloto comercial essas habilidades de tal maneira que passasse a administrar o voo e o seu estado pessoal de forma eficiente, prevenindo, em consequência, a ocorrência de erro humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC PUC GO. Artigo Laisa Cardoso Versão.pdf
  Restricted Access
345,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador