PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Jefferson Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T20:03:02Z-
dc.date.available2024-12-14T20:03:02Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8386-
dc.description.abstractThe growing number of lawsuits filed against airlines in Brazil has drawn the attention of both airlines and the relevant authorities. In view of this, the aim of this study was to analyze how lawsuits filed against Brazilian airlines can interfere with their growth, the development of the airline industry and the national economy. This research has a qualitative approach, a basic nature, exploratory objectives and bibliographic and documentary procedures. The results obtained indicate that, within the transportation modal, the majority of cases in this modal are related to airlines. In the field of aviation law, even though the Consumer Defense Code states that it does not exclude international treaties, the latter takes precedence over the Montreal Convention, which sets precedents for lawsuits against airlines. The results obtained from the documentary analysis indicate that lawtechs have encouraged the judicialization of airlines, which contributes to an increase in lawsuits and thus undermines the opportunity to resolve conflicts amicably through non-judicial means. Thus, it was observed that lawsuits have a negative impact on both companies and society in general, discouraging international investment in the sector, increasing the price of consumer services and increasing the number of connections. However, public authorities play an essential role in mitigating the situation, by taking measures such as technical cooperation agreements, publishing booklets and creating a platform for agreements between parties.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectJudicialização do setor aéreopt_BR
dc.subjectAntinomiapt_BR
dc.subjectLitigânciapt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectConvenções internacionaispt_BR
dc.titleAnálise dos impactos no setor aéreo provocados pela cultura de judicialização no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impacts on the airline industry and the national economy caused by the culture of judicialization in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoOs crescentes números de processos judiciais movidos contra as companhias aéreas no Brasil têm chamado a atenção tanto das empresas aéreas quanto das autoridades competentes. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar como os processos judiciais movidos contra as companhias aéreas brasileiras podem interferir no seu crescimento, no desenvolvimento do setor aéreo e na economia nacional. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivos exploratórios e procedimentos bibliográficos e documentais. Os resultados obtidos indicam que, dentro do modal de transportes, a maioria dos processos judiciais são voltados para às empresas aéreas. No âmbito do direito aeronáutico, ainda que o Código de Defesa do Consumidor assevere que não exclui tratados internacionais, este tem prevalência sobre a Convenção de Montreal, o que abre precedentes para as ações judiciais contra as empresas aéreas. Os resultados obtidos da análise documental indicam que as lawtechs têm realizado estímulos à judicialização das companhias aéreas, o que contribui para o aumento das demandas, e assim, prejudicam a oportunidade de resolução de conflitos de maneira amigável por meios não judicializados. Assim, observou-se que as demandas judiciais trazem impactos negativos tanto para as companhias, quanto para a sociedade em geral, o que desestimula os investimentos internacionais no setor, onera os preços dos serviços ao consumidor, e aumenta os números de conexões. No entanto, o poder público tem um papel essencial para mitigar a situação apresentada, ao tomar medidas como os acordos de cooperação técnica, publicação de cartilhas e criação de plataforma para a realização de acordos entre partes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC PUC GO. Jefferson Barbosa Maia.pdf
  Restricted Access
247,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador