PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Henrique Mourapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T19:53:35Z-
dc.date.available2024-12-14T19:53:35Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8385-
dc.description.abstractThis comparative study explores the sustainability practices implemented by Inframérica company at Brasília International Airport (SBBR) and by Companhia de Concessão de Infraestrutura para Mobilidade (CCR) at Goiânia International Airport (SBGO), analyzing the strategies of each operator to promote sustainable airport operations, reducing environmental impact. The research aims to conduct a comparative study and analyze the sustainability strategies adopted by both airports, highlighting practices that can be replicated at Goiânia International Airport. To reach the proposed objective, a basic methodology and a qualitative-quantitative approach were adopted, using bibliographic and documentary procedures. The results highlight that SBBR has adopted advanced sustainability practices which include well being and studies to reduce noise levels in airport operations, while SBGO seeks to improve its environmental policies. In addition, Brasília Airport has a photovoltaic park that contributes 7% to the total energy supply, in addition to a rainwater reuse program and modernization of taps and toilets, which generate a 5% saving in consumption. In turn, in Goiânia, CCR implemented a treatment and reuse plant that provides 1,384 m³ of treated water for reuse, corresponding to 39% of the total water volume used in the terminal facilities. Given the indicators, it can be concluded that Brasília Airport has more advanced practices, which could be adopted by CCR in Goiânia to expand its environmental results. It is suggested that other certified airports, such as Deputado Luís Eduardo Magalhães International Airport, be studied for future research to see if their practices can be adopted in SBGO.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSustentabilidade aeroportuáriapt_BR
dc.subjectRedução de emissões de CO₂pt_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.titleUm estudo comparativo entre as propostas de sustentabilidade da Inframérica para o Aeroporto de Brasília e da CCR para o Aeroporto de Goiâniapt_BR
dc.title.alternativeComparative study between the sustainability proposals of Inframérica for Brasília Airport and CCR for Goiânia Airportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoEste estudo comparativo explora as práticas de sustentabilidade implementadas pela Inframérica, no Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR), e pela Companhia de Concessão de Infraestrutura para Mobilidade (CCR), no Aeroporto Internacional de Goiânia (SBGO), analisando as estratégias de cada operadora para promover operações aeroportuárias sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental. A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparativo e analisar as estratégias de sustentabilidade adotadas por ambos os aeroportos, destacando práticas que podem ser replicadas no aeroporto internacional de Goiânia. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se metodologia de natureza básica e abordagem qualitativa-quantitativa, utilizando-se de procedimentos bibliográficos e documentais. Os resultados destacam que em SBBR há a adoção de práticas avançadas de sustentabilidade, que incluem o bem estar e estudos para reduzir o nível de ruídos nas operações aeroportuária, enquanto em SBGO busca-se aprimorar suas políticas ambientais. Além disso, o aeroporto de Brasília possui um parque fotovoltaico que que contribui com 7% no fornecimento total de energia, além de programa de reutilização de água de chuva e modernização das torneiras e sanitários, que geram uma economia de 5% no consumo. Por sua vez, em Goiânia, a CCR implementou uma estação de tratamento e reuso que proporciona a disponibilização de 1.384 m³ de água tratada para reutilização, correspondendo a 39% de todo o volume hídrico utilizado nas instalações do terminal. Diante dos indicadores, conclui-se que o Aeroporto de Brasília tem práticas mais avançadas, que poderiam ser adotadas pela CCR em Goiânia para ampliar seus resultados ambientais. Sugere-se para pesquisas futuras que outros aeroportos certificados, como o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, sejam estudados com vistas a verificar se suas práticas podem ser adotadas em SBGO.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::AEROPORTOS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC PUC GO.Henrique Moura Monteiro.pdf
  Restricted Access
395,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador