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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Monteiro, Henrique Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-14T19:53:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-14T19:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8385 | - |
dc.description.abstract | This comparative study explores the sustainability practices implemented by Inframérica company at Brasília International Airport (SBBR) and by Companhia de Concessão de Infraestrutura para Mobilidade (CCR) at Goiânia International Airport (SBGO), analyzing the strategies of each operator to promote sustainable airport operations, reducing environmental impact. The research aims to conduct a comparative study and analyze the sustainability strategies adopted by both airports, highlighting practices that can be replicated at Goiânia International Airport. To reach the proposed objective, a basic methodology and a qualitative-quantitative approach were adopted, using bibliographic and documentary procedures. The results highlight that SBBR has adopted advanced sustainability practices which include well being and studies to reduce noise levels in airport operations, while SBGO seeks to improve its environmental policies. In addition, Brasília Airport has a photovoltaic park that contributes 7% to the total energy supply, in addition to a rainwater reuse program and modernization of taps and toilets, which generate a 5% saving in consumption. In turn, in Goiânia, CCR implemented a treatment and reuse plant that provides 1,384 m³ of treated water for reuse, corresponding to 39% of the total water volume used in the terminal facilities. Given the indicators, it can be concluded that Brasília Airport has more advanced practices, which could be adopted by CCR in Goiânia to expand its environmental results. It is suggested that other certified airports, such as Deputado Luís Eduardo Magalhães International Airport, be studied for future research to see if their practices can be adopted in SBGO. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade aeroportuária | pt_BR |
dc.subject | Redução de emissões de CO₂ | pt_BR |
dc.subject | Gestão de resíduos | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.title | Um estudo comparativo entre as propostas de sustentabilidade da Inframérica para o Aeroporto de Brasília e da CCR para o Aeroporto de Goiânia | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study between the sustainability proposals of Inframérica for Brasília Airport and CCR for Goiânia Airport | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Tammyse Araújo da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0800459643290316 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Nagi Hanna Salm | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6524271583615685 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bukzem, Salmen Chaquip | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2246112715422603 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo comparativo explora as práticas de sustentabilidade implementadas pela Inframérica, no Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR), e pela Companhia de Concessão de Infraestrutura para Mobilidade (CCR), no Aeroporto Internacional de Goiânia (SBGO), analisando as estratégias de cada operadora para promover operações aeroportuárias sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental. A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparativo e analisar as estratégias de sustentabilidade adotadas por ambos os aeroportos, destacando práticas que podem ser replicadas no aeroporto internacional de Goiânia. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se metodologia de natureza básica e abordagem qualitativa-quantitativa, utilizando-se de procedimentos bibliográficos e documentais. Os resultados destacam que em SBBR há a adoção de práticas avançadas de sustentabilidade, que incluem o bem estar e estudos para reduzir o nível de ruídos nas operações aeroportuária, enquanto em SBGO busca-se aprimorar suas políticas ambientais. Além disso, o aeroporto de Brasília possui um parque fotovoltaico que que contribui com 7% no fornecimento total de energia, além de programa de reutilização de água de chuva e modernização das torneiras e sanitários, que geram uma economia de 5% no consumo. Por sua vez, em Goiânia, a CCR implementou uma estação de tratamento e reuso que proporciona a disponibilização de 1.384 m³ de água tratada para reutilização, correspondendo a 39% de todo o volume hídrico utilizado nas instalações do terminal. Diante dos indicadores, conclui-se que o Aeroporto de Brasília tem práticas mais avançadas, que poderiam ser adotadas pela CCR em Goiânia para ampliar seus resultados ambientais. Sugere-se para pesquisas futuras que outros aeroportos certificados, como o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, sejam estudados com vistas a verificar se suas práticas podem ser adotadas em SBGO. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::AEROPORTOS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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