PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorProto, Ana Carolina Caetanopt_BR
dc.creatorCamapum, Luiza de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T20:21:59Z-
dc.date.available2024-12-10T20:21:59Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8237-
dc.description.abstractAccording to the World Health Organization (WHO), health is defined as complete physical, mental and social well-being. Thus, the exhausting routine of medical students results in sleep deprivation, poor diet and sedentary lifestyle, increasing psychological and physical exhaustion, which results in impaired quality of life and increased fatigue and stress. This study aimed to analyze the associated factors and the correlation between fatigue and academic stress in medical students. This is an analytical cross sectional study with a quantitative approach. The research was conducted through questionnaires applied online to medical students in Brazil. These questionnaires were: sociodemographic, Chalder Fatigue Scale and Academic Stress Scale. The study considered 306 medical students, with a predominance of females (65.7%) and an average age of 22 years. The fatigue score was statistically significant in students who did not practice any physical activity (p=0.001), slept less than 7 hours per night (p=0.001), were not satisfied with their academic performance (p=0.001), had thought about dropping out of the course (p=0.001) and those who reported having a diagnosed psychiatric illness (p=0.001). Regarding academic stress, the stress score was statistically significant in students who did not practice physical activity (p=0.013), slept less than 7 hours per night (p=0.013), were not satisfied with their academic performance (p=0.001), had thought about dropping out of the course (p=0.001), reported having a diagnosed psychiatric illness (p=0.006) and dedicated less than 2 hours to leisure daily (p=0.019). Thus, the study proved that fatigue and academic stress are correlated and that both are influenced by sociodemographic aspects of medical students. This finding is relevant, since fatigue and stress have negative impacts on the lives of these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectEstudante de medicinapt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectSaúde do estudantept_BR
dc.titleFadiga e estresse acadêmico no estudante de medicinapt_BR
dc.title.alternativeFatigue and academic stress in medical studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mamede, Lorenna Rocha Lôbo e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161444268249880pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Rogério José dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504604536035282pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarellipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915397492724544pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Rejane de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717733450505302pt_BR
dc.description.resumoA saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como um completo bem-estar físico, mental e social. Assim, a rotina exaustiva dos estudantes de Medicina resulta em privação de sono, má alimentação e sedentarismo, aumentando o desgaste psicológico e físico, o que tem como consequência o comprometimento da qualidade de vida e o aumento da fadiga e do estresse. Este estudo teve por objetivo analisar os fatores associados e a correlação entre fadiga e estresse acadêmico em estudantes de medicina. Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados on-line aos estudantes de medicina do Brasil. Tais questionários foram: sociodemográfico, Escala de Fadiga de Chalder e Escala de Estresse Acadêmico. O estudo considerou 306 estudantes de medicina, sendo predominante o sexo feminino (65,7%) e a média de idade 22 anos. Observou-se o escore de fadiga com significância estatística nos estudantes que não praticavam nenhuma atividade física (p=0,001), dormiam menos de 7 horas por noite (p=0,001), não estavam satisfeitos com o próprio rendimento acadêmico (p=0,001), que tinham pensado em abandonar o curso (p=0,001) e aqueles que referiram ter alguma doença psiquiátrica diagnosticada (p=0,001). Já em relação ao estresse acadêmico, identificou-se o escore de estresse com significância estatística nos estudantes que não praticavam atividade física (p=0,013), que dormiam menos de 7 horas por noite (p=0,013), não estavam satisfeitos com o rendimento acadêmico (p=0,001), já tinham pensado em abandonar o curso (p=0,001), referiram ter alguma doença psiquiátrica diagnosticada (p=0,006) e dedicavam menos de 2 horas ao lazer diariamente (p=0,019). Dessa forma, o estudo comprovou que a fadiga e o estresse acadêmico estão correlacionados e que ambos sofrem influência de aspectos sociodemográficos dos estudantes de medicina. Tal constatação é relevante, visto que a fadiga e o estresse causam impactos negativos na vida desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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