PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/816
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repercussão do assédio sexual na saúde da mulher
Autor(es): Pagel, Nayara Alves
Primeiro Orientador: Ferraz, Cristiane Leal de Morais e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Thalissa Cristine de
Resumo: Objetivo: Identificar o perfil das mulheres usuárias de redes sociais que sofreram assédio sexual no trabalho e os efeitos desta violência na saúde da mulher. Metodologia: participaram do estudo 98 mulheres, utilizando-se a rede mundial de computadores para a coleta de dados. As participantes responderam o questionário adaptado de Fonseca (2017), composto de 2 etapas: a primeira relacionada aos dados sociodemográficos das participantes e a segunda contendo um questionário que aborda questões sobre o assédio sexual. Para analisar a correlação entre assédio sexual e condições de saúde, foi elaborado um escore com valor de 0 a 10, sendo 0 a menor correlação e 10 a maior correlação. Resultados: A média de idade das participantes do estudo foi de 25 anos, sendo que 67,3% das entrevistadas declararam ter sofrido assédio sexual. Os dados relativos aos impactos do assédio sexual no ambiente de trabalho e na saúde da mulher foram calculados de acordo com a média dos escores obtidos e os resultados comparados com o perfil sociodemográfico das mulheres que já sofreram assédio sexual. Conclusão: Mulheres vítimas de assédio sexual, muitas vezes, não conseguem associar a violência sofrida com suas repercussões na saúde e podem ter as consequências em sua saúde perpetuadas pela dificuldade em romper com a violência, seja por meio da mudança de trabalho, seja pela denúncia do assédio sexual.
Palavras-chave: Assédio sexual
Sexual harassment
Mulheres
Trabalho
Saúde
Women
Work
Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/816
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assedio_Sexual_Saude.pdf230,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador