PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Igor Franklin Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-28T14:34:07Z-
dc.date.available2024-06-28T14:34:07Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8088-
dc.description.abstractFlight simulators in aviation have evolved as pilots' first learning difficulties arose, to the point that they have become cheap and accessible. In Brazil, the cost of civil aviation pilot training is high, combined with students' learning difficulties. Given this, there was a need to optimize training, to improve learning, and mainly, for flight safety. Thus, simulation games present themselves as a suitable alternative, as they are cheap and easy to operate. The objective of the work is to analyze the role of simulation games as a potential tool for pilot training. To prepare the work, an exploratory method was used, of a basic nature, with a qualitative, quantitative, bibliographic and documentary approach. The results through the analysis of an interview carried out in 2017 with instructors and students, in addition to other works on the influence of simulation games on pilot training, are considered a tool with great potential to aid training, and which have diverse applicability, such as offering personalized training to the student, according to their individual difficulties and, mainly, in emergency training. These can be made available on computers in schools and allow students to use them under the supervision of an instructor, whenever necessary, with the possibility of combining important resources such as virtual reality and artificial intelligence.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectJogos de simulaçãopt_BR
dc.subjectPiloto privadopt_BR
dc.subjectPiloto comercialpt_BR
dc.subjectTreinamento de pilotospt_BR
dc.titlePercepção e aplicabilidade dos jogos de simulação no treinamento de piloto privado e piloto comercial de aviãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoOs simuladores de voo, na aviação, evoluíram conforme surgiram as primeiras dificuldades de aprendizagem dos pilotos, a tal ponto que se tornaram baratos e acessíveis. No Brasil, o custo do treinamento de piloto da aviação civil é alto, aliado às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Diante disso, surgiu a necessidade de otimização do treinamento, para melhorar a aprendizagem, e principalmente, para a segurança de voo. Assim os jogos de simulação se apresentam como uma alternativa adequada, por serem baratos e fáceis de operar. O objetivo do trabalho é analisar o papel dos jogos de simulação, como uma ferramenta em potencial para o treinamento de pilotos. Para elaboração do trabalho foi utilizado o método exploratório, de natureza básica, de abordagem qualiquantitativa, bibliográfica e documental. Os resultados através da análise de uma entrevista realizada em 2017 realizada com instrutores e alunos, além de outros trabalhos acerca da influência dos jogos são considerados uma ferramenta com grande potencial para o auxílio no treinamento, e que possuem diversas aplicabilidades, como a de oferecer um treinamento personalizado ao aluno, de acordo com suas dificuldades individuais e, principalmente, no treinamento de emergências. Estes podem ser disponibilizados em computadores nas escolas e permitem a utilização dos alunos sob supervisão de um instrutor, sempre que necessário, com a possibilidade de aliar recursos importantes como a realidade virtual e a inteligência artificial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5400963898490326pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final - Revista RBAC&Cia Igor.pdf
  Restricted Access
866,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador