PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJomblat, Maria Eduarda Carvalho de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T02:25:07Z-
dc.date.available2024-06-27T02:25:07Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8039-
dc.description.abstractChristmas festivities are celebrated in Brazil, as in many other countries, mainly in the western world, with a lot of popular and commercial spirit. The internal and external environments of the Christmas festivities are decorated with abundant elements and products, with symbols and icons that represent and express the meanings related to Christmas. However, almost all ornamental products are massified both in terms of symbolism and visual aesthetics. The present work proposes to change the situation of massification, with the design of new visual forms in decorative elements and Christmas products, in search of a visual identity, with brazilianness, in the local, regional and national cultural context. Pirenópolis, a tourist city in Goiás, was chosen for the experience of adopting and implementing the project result, due to it being a city recognized by the National Historical and Cultural Heritage that develops projects aimed at preserving the Cerrado Goiano. Inspired by the shapes and movements of the local flora, a project was developed that responded to the solution in a meaningful way, taking advantage of the visual essence of each shape, respecting its colors and meanings in a process of: study, deconstruction and simplification, diversity of textures, production and final prototype.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatalpt_BR
dc.subjectFesta natalina-
dc.subjectDecoração de natal-
dc.subjectOrnamentos natalinos-
dc.subjectSimbologia natalina-
dc.subjectIdentidade visual regional-
dc.titleCriação de novos ícones e formas visuais para a festividade natalina com brasilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hsuan-An, Taipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368659127034421pt_BR
dc.contributor.referee1Hsuan-An, Taipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368659127034421pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Vâniapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938707734974385pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.description.resumoAs festas natalinas são celebradas no Brasil, como em muitos outros países, principalmente do mundo ocidental, com muito ânimo popular e comercial. Os espaços internos e externos para a festividade natalina são ambientados com fartos elementos e produtos ornamentais, usando símbolos e ícones que representam e expressam os significados relacionados com o Natal. No entanto quase todos os produtos ornamentais são massificados tanto em simbologia como em representação e expressão visual. O presente trabalho propõe introduzir à ambientação natalina com novos elementos, contribuindo para mudar essa situação de domínio da linguagem visual europeia, incompatível com a cultura brasileira. O design de novas formas visuais em elementos e produtos decorativos natalinos tem o objetivo de valorizar a cultura brasileira e buscar a identidade visual com brasilidade, dentro do contexto cultural local, regional e nacional. Pirenópolis, uma cidade turística de Goiás, foi a escolhida para a experiência da adoção e implementação do resultado de projeto, em função de ser uma cidade reconhecida pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional que desenvolve vários projetos visando a preservação do Cerrado Goiano. Inspirado nas formas e movimentos da flora local, foi desenvolvido um projeto que atendesse a solução de maneira significativa, aproveitando a essência visual de cada forma, respeitando suas cores e significados em um processo de: estudo, desconstrução e simplificação, diversidade de texturas, produção e protótipo final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.audience.educationlevelBrasilidade-
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.RSNBR.MAJO Final.pdf11,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador