PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessanha, Robis da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T10:56:35Z-
dc.date.available2024-06-26T10:56:35Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7975-
dc.description.abstractExperimental aviation has contributed massively to the development of aeronautical technology, but the operation of these aircraft is often evaluated as unsafe, due to failures in regulation and inspection, the absence of efficient quality control in the construction and maintenance of aircraft and the deficiency in the training of pilots of these aircraft. The purpose of this article was to investigate the current regulation to identify gaps and suggest effective solutions to ensure the operational safety of experimental aircraft. As main results, we have worrying accident statistics involving experimental aircraft, with a significantly high accident rate in relation to the number of aircraft in the category, due to factors such as the lack of stricter regulation, lack of quality control in the construction and maintenance of aircraft, as well as the deficiency in pilot training In addition, a long term in the validity of the Experimental Flight Authorization Certificate (CAVE), added to a lack of regular supervision of the current condition of the aircraft are factors that maximize unsafety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentalpt_BR
dc.subjectAeronave leve esportivapt_BR
dc.titleSegurança operacional da aviação leve esportivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Roberto Márcio dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365928951119682pt_BR
dc.contributor.referee1Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoA aviação experimental tem contribuído massivamente para o desenvolvimento da tecnologia aeronáutica, porém a operação dessas aeronaves é, frequentemente, avaliada como inseguras, devido a falhas na regulamentação e fiscalização, à ausência de controle de qualidade eficiente na construção e manutenção das aeronaves e à deficiência no treinamento dos pilotos dessas aeronaves. O objetivo deste artigo foi investigar a regulamentação atual para identificar lacunas e sugerir soluções eficazes para garantir a segurança operacional das aeronaves experimentais. Como principais resultados, temos estatísticas de acidentes envolvendo aeronaves experimentais preocupantes, com uma taxa de acidentes significativamente alta em relação ao número de aeronaves da categoria, devido a fatores como a falta de regulamentação mais rigorosa, carências de controle de qualidade na construção e manutenção das aeronaves, assim como a deficiência no treinamento dos pilotos. Além disso, um longo prazo na validade do Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), somado a uma falta de supervisão regular das condições atuais da aeronave são fatores que maximizam a insegurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174821372305004pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ROBIS_07062024.docx84,7 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador