Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gabriel Ferreira e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T10:11:39Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T10:11:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7972 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | vídeos curtos | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | química orgânica | pt_BR |
dc.title | VÍDEOS CURTOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ELABORANDO MATERIAL EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Longhin, Sandra Regina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1733-298X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290628721224008 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reed, Elaine | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6001858121725026 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Rodrigo da Mota | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908594382298885 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização e elaboração de vídeos curtos educacionais na área de Química Orgânica. O objetivo principal é analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) possibilitam inovar nos processos de ensino e aprendizagem, melhorando a interação entre a disciplina e o aluno e possibilitando a inclusão digital. A metodologia empregada inclui uma busca abrangente por embasamentos teróricos e a análise qualitativa dos vídeos elaborados pelo orientando, que ilustram a importância da qualidade do material, entendendo a necessidade de critérios para a elaboração adequada de um vídeo educacional. A abordagem qualitativa permitiu uma compreensão detalhada das percepções dos participantes, contribuindo para uma análise dos resultados. Na área da educação, as TDIC vêm facilitando o acesso ao conhecimento, promovendo metodologias de ensino inovadoras e personalizando a aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma recepção positiva dos vídeos, mas também apontam áreas que podem ser aprimoradas para garantir uma experiência mais inclusiva e eficaz para os estudantes do Ensino Médio, especialmente aqueles de escolas públicas Embora as TDIC ofereçam inúmeros benefícios, ainda existem desafios para uso dessa ferramenta educacional, como a necessidade de infraestrutura e material adequado para a elaboração dos vídeos, formação contínua na área digital para professores e a mitigação de riscos relacionados à transmissão da informação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1865003090088794 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC2- GABRIEL- VERSÃO FINAL 2024 1.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador