PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriel Ferreira ept_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T10:11:39Z-
dc.date.available2024-06-26T10:11:39Z-
dc.date.issued2024-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7972-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvídeos curtospt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectquímica orgânicapt_BR
dc.titleVÍDEOS CURTOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ELABORANDO MATERIAL EDUCACIONALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1733-298Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Reed, Elainept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6001858121725026pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Rodrigo da Motapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908594382298885pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda a utilização e elaboração de vídeos curtos educacionais na área de Química Orgânica. O objetivo principal é analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) possibilitam inovar nos processos de ensino e aprendizagem, melhorando a interação entre a disciplina e o aluno e possibilitando a inclusão digital. A metodologia empregada inclui uma busca abrangente por embasamentos teróricos e a análise qualitativa dos vídeos elaborados pelo orientando, que ilustram a importância da qualidade do material, entendendo a necessidade de critérios para a elaboração adequada de um vídeo educacional. A abordagem qualitativa permitiu uma compreensão detalhada das percepções dos participantes, contribuindo para uma análise dos resultados. Na área da educação, as TDIC vêm facilitando o acesso ao conhecimento, promovendo metodologias de ensino inovadoras e personalizando a aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma recepção positiva dos vídeos, mas também apontam áreas que podem ser aprimoradas para garantir uma experiência mais inclusiva e eficaz para os estudantes do Ensino Médio, especialmente aqueles de escolas públicas Embora as TDIC ofereçam inúmeros benefícios, ainda existem desafios para uso dessa ferramenta educacional, como a necessidade de infraestrutura e material adequado para a elaboração dos vídeos, formação contínua na área digital para professores e a mitigação de riscos relacionados à transmissão da informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865003090088794pt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC2- GABRIEL- VERSÃO FINAL 2024 1.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador