PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira Neto, José de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-25T21:47:32Z-
dc.date.available2024-06-25T21:47:32Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7931-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfenômenos geológicospt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleA terra físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Edson Vaz dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Edson Vaz dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Cloves Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962325017303457pt_BR
dc.description.resumoO trabalho ora apresentado, versa sobre a possibilidade de interrelação entre as áreas das ciências da natureza, no contexto do ensino médio, tendo a considerar o conceito de interdisciplinaridade, na busca da percepção, por parte dos alunos, sobre as razões pelas quais são impelidos ao estudo de física (química, biologia e matemática), e como aplicar tais conhecimentos ao cotidiano. Para tal, trata da aplicação de princípios da física, especificamente de ondas mecânicas, ao âmbito de um dos fenômenos geológicos mais pujantes no globo terrestre, os terremotos. Expõe também, de forma breve, a evolução do conhecimento das ciências da natureza, no decorrer de distintas etapas da história da civilização. Neste sentido, salienta as contribuições relevantes ensejadas aos conhecimentos da “Filosofia Natural”, por um dos maiores historiadores naturais, ao seu tempo, qual seja, José Bonifácio de Andrada e Silva. No atual documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para o ensino médio, salienta a segmentação realizada na área de geologia, por meio do qual, o conhecimento e explicação de alguns fenômenos geológicos são incorporados ao conteúdo dos temas estruturadores do ensino de química. Por fim, apresenta algumas possibilidades que dirimam dúvidas às indagações discentes: “para que estudar ciências (física, dentre outras)?”; “onde eu usarei tais conhecimentos?”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A Terra Física.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador