PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLagares, Alessandra Araújo Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-22T13:32:37Z-
dc.date.available2024-06-22T13:32:37Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7778-
dc.description.abstractThe voice has characteristics specific to each human being, with very varied possibilities of vocal adjustments for singers of mass popular music (MPM). In general, singing seems like a simple and easy artistic activity, but singing, as it is not a materialized instrument, is more difficult to control, the language used in teaching-learning is imaginative, which makes it subjective (Dinville,1993) However, for quality vocal delivery, sound stability is an essential factor, both for the spoken voice and the singing voice. In the singing voice we hear, simply put, 10% corresponds to the singer's natural voice, the other 90% corresponds to the worked voice. Therefore, a good voice is the result of good vocal care and adequate training. (Fucci-amato, 2010). Objective: to identify and compare the rates of vocal handicap of singers with and without the support of a vocal pedagogue. Methodology: The study was approved by the Research Ethics Committee of the Pontifical Catholic University of Goiás (CAAE 78514224.5.0000.0037/Opinion no. 6.807.053) All participants signed the informed consent form and accessed the link to the questionnaire and IDCM protocol made available to complete the survey.90 singers participated in this research, 62 of whom were not accompanied by vocal pedagogues, which we call Group 1 – G1 and 28 were accompanied by vocal pedagogues, Group 2 - G2. The study was conducted using the IDCM protocol, adapted into Portuguese by Moretti et al. (2011). Results: the average total score obtained in the IDCM of G1 was 32.1 points and G2 26.5, with the defect being the domain that presented the highest rate in both groups.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcantopt_BR
dc.subjectdesvantagem vocalpt_BR
dc.subjectcantorespt_BR
dc.subjectpedagogo vocalpt_BR
dc.titleÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DO CANTO MODERNO EM CANTORES COM E SEM ACOMPANHAMENTO DE PEDAGOGOS VOCAISpt_BR
dc.title.alternativeÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL DO CANTO MODERNO EM CANTORES COM E SEM ACOMPANHAMENTO DE PEDAGOGOS VOCAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Silvia Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2319-1319pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1405592942813605pt_BR
dc.contributor.referee1Ribas, Tânia Maestrellipt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6621-4939pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0200911871913505pt_BR
dc.contributor.referee2Cintra, Lílian de Moura Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2197463691859859pt_BR
dc.description.resumoA voz tem características próprias de cada ser humano, com possibilidades muito variadas de ajustes vocais para os cantores de música popular massiva (MPM). De modo geral, cantar parece uma atividade artística simples e fácil, mas o canto, por não ser um instrumento materializado, é mais difícil de controlar, a linguagem utilizada no ensino-aprendizado é imaginativa, o que a torna subjetiva (Dinville,1993).Entretanto, para uma emissão vocal com qualidade, a estabilidade sonora é fator essencial, tanto para a voz falada, quanto para a voz cantada. Na voz cantada que ouvimos, simplificadamente, 10% corresponde a voz natural do cantor, os outros 90% correspondem a voz trabalhada. Sendo assim, uma boa voz é fruto de bons cuidados vocais e de treinamento adequado. (Fucci-amato, 2010). Objetivo: identificar e comparar os índices de desvantagem vocal de cantores com e sem acompanhamento do pedagogo vocal. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CAAE 78514224.5.0000.0037/Parecer no. 6.807.053). Todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e acessaram o link do questionário e protocolo IDCM disponibilizado para o preenchimento da pesquisa. Participaram dessa pesquisa 90 cantores, sendo 62 sem acompanhamento de pedagogos vocais que denominamos de Grupo 1 – G1 e 28 com acompanhamento de pedagogos vocais Grupo 2 - G2 . O estudo foi conduzido a partir da aplicação do protocolo IDCM, adaptado para o português por Moretti et al. (2011). Resultados: a pontuação total média obtida no IDCM do G1 foi 32,1 pontos e G2 26,5, sendo o defeito o domínio que apresentou maior índice nos 2 grupos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0644291168640735pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LAGARES RAMOS RAG.pdf463,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador