PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TESTE GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL: REVISÃO LITERÁRIA
Autor(es): Amaral, Rebeca Prata do
Primeiro Orientador: Dourado, Bárbara Mariotto Bordin
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Katia Karina Verolli de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Nascente, Flávia Martins
Resumo: As técnicas de reprodução assistida, como os testes genéticos pré-implantacionais (PGT), são importantes para a medicina reprodutiva porque podem diminuir o risco de transmissão de doenças genéticas de pais para filhos. O PGT é uma tecnologia que pode identificar e selecionar embriões geneticamente saudáveis antes da transferência para o útero da mãe, aumentando assim as chances de uma gravidez bem-sucedida e prevenindo doenças genéticas graves nos bebês. O objetivo deste estudo é apresentar as técnicas utilizadas atualmente em PGT e sua importância como uma opção de tratamento para casais com histórico de doenças genéticas. Existem diferentes tipos de PGT, incluindo o PGT-A, que analisa aneuploidia cromossômica, o PGT-M, que identifica genes associados a doenças hereditárias, e o PGT-SR que analisa alterações muito pequenas nos cromossomos. Mesmo com o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como a amplificação do genoma completo (WGA), análises como hibridação comparativa do genoma (CGH), Array (aCGH), polimorfismo de nucleotídeo único (SNP), sequenciamento de próxima geração (NGS) e reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real (RT-qPCR), estas tecnologias apresentam alguns desafios que devem ser considerados, como os custos, complexidade e questões éticas. O aconselhamento genético apropriado é fundamental para ajudar os casais a tomar decisões sobre o uso de PGT.
Palavras-chave: Teste genético pré-implantacional
PGT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7756
Data do documento: 27-Mai-2024
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