PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: [11:59]Lucas Eduardo Lourenço Costa o despacho de bagagem: uma análise das fragilidades dos procedimentos de inspeção de segurança e manuseio
Autor(es): Costa, Lucas Eduardo Lourenço
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Tammyse Araújo da
Resumo: O despacho de bagagens é um importante componente do transporte aéreo, envolvendo processos iniciados no check-in até a retirada na esteira no desembarque. No entanto, é um dos processos considerados problemáticos na relação entre passageiro e empresa aérea, tendo em vista a ocorrência de extravios temporários, perdas definitivas, atrasos, danos, furtos e, até mesmo, de troca criminosa de etiquetas das bagagens. Este estudo investiga os processos de gerenciamento do despacho de bagagens, buscando entender os problemas existentes, apesar da tecnologia moderna utilizada. A pesquisa, de cunho quantitativo-qualitativo e natureza básica, usa de fontes documentais e de estudo de caso a fim de respaldar a linha descritiva-argumentativa. Os resultados mostram que milhões de bagagens são extraviadas anualmente em todo o mundo devido ao manuseio inadequado. A Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (SITA) fornece um panorama completo dos extravios de malas em seus relatórios anuais Baggage IT Insights. A análise é um recorte dos anos de 2020, 2021 e 2022, com, respectivamente, 6,3 milhões, 9,9 milhões e 26 milhões de ocorrências envolvendo perdas, danos e extravios. O Brasil, no entanto, tem menos perdas em comparação à média mundial, mas os números e a natureza dos danos ainda são preocupantes. Como exemplo da gravidade de algumas ocorrências, a pesquisa toma como estudo de caso o episódio de duas brasileiras detidas na Alemanha, vítimas de troca de etiquetas por criminosos ligados ao narcotráfico e ao Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do Brasil, que cooptavam funcionários do aeroporto de Guarulhos, estado de São Paulo. Conclui-se que o fator humano é um dos principais motivos de ocorrências indesejáveis com bagagens, ocasionadas por erros nos processos manuais e pela ineficácia na fiscalização dos serviços, razão pela qual é crucial mais atenção aos procedimentos de despacho de bagagem e fiscalização mais rigorosa dos serviços prestados neste setor.
Abstract: Baggage check-in is an important component of air transport, involving processes starting at check-in until collection on the conveyor belt at disembarkation. However, it is one of the processes considered problematic in the relationship between passenger and airline, given the occurrence of temporary and definitive loss, delays, theft and even criminal exchange of luggage tags. This study investigates baggage handling management processes, seeking to understand the existing problems, despite the modern technology used. The basic and quantitative-qualitative research uses documentary sources and case studies in order to support the descriptive-argumentative line. The results show that millions of luggage are lost annually around the world due to improper handling. The Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (SITA) provides a complete overview of lost luggage in its annual Baggage IT Insights reports. The analysis is a sample of the years 2020, 2021 and 2022, with, respectively, 6.3 million, 9.9 million and 26 million incidents involving loss, damage and delays. Brazil, however, has fewer losses compared to the world average, but the numbers and nature of the damage are still worrying. As an example of the seriousness of some incidents, the research takes as a case study the episode of two Brazilian women detained in Germany, victims of changing labels by criminals linked to drug trafficking and to the Primeiro Comando da Capital (PCC), the largest criminal organization in Brazil, who co-opted employees at the airport of Guarulhos, state of São Paulo. It is concluded that the human factor is one of the main reasons for undesirable occurrences with baggage, caused by errors in manual processes and ineffective inspection of services, which is why more attention to baggage check-in procedures and more rigorous inspection of services provided in this sector.
Palavras-chave: Bagagem
Manuseio indevido
Extravios e danos
Falhas na inspeção
Segurança
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACAO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7725
Data do documento: 19-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUCAS LOURENÇO RAG.pdf
  Restricted Access
483,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador