PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeneses, José Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T14:43:43Z-
dc.date.available2024-06-20T14:43:43Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7723-
dc.description.abstractIn the context of aeromedical transport, psychological aspects related to human factors exert significant influence on the decision-making process of those involved in the flight, especially given that this is a sensitive segment that transports patients in vulnerable health conditions. In this delicate scenario, errors caused by aspects that interfere with human performance can trigger aviation incidents. Based on this problem, this research analyzed the contributing factors present in accidents in the non-scheduled air taxi flight segment, which includes aeromedical transport, that occurred between 2019 and April 2024. Using a basic qualitative-quantitative methodology with bibliographic and documentary procedures, books, articles, and aviation data were used as the foundation to achieve the proposed objective. The results indicated 45 accidents during the period and highlighted the contribution of human factors, specifically related to psychological aspects such as perception, attitude, and decision-making processes. The latter was the most frequent, present in 10 occurrences. Operational factors related to technical performance were also noted, with piloting judgment being the most frequent, contributing to eight accidents, along with planning and managerial supervision. The simultaneous contribution of different factors was also observed. Based on the data, the study concludes that there are failures in human performance, whether of a technical or psychological nature, mainly related to decision-making and the organizational environment, highlighting the need to improve these aspects both for non-scheduled air taxi flights and for aeromedical transport.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTransporte Aeromédicopt_BR
dc.subjectFatores Humanospt_BR
dc.subjectDesempenho Humanopt_BR
dc.subjectAspectos Psicológicospt_BR
dc.subjectProcesso Decisóriopt_BR
dc.titleFATORES CONTRIBUINTES EM ACIDENTES AÉREOS BRASILEIROS: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO ENVOLVIDO NO TRANSPORTE AEROMÉDICO E ASPECTOS DO DESEMPENHO HUMANOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6882-0388pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito do transporte aeromédico, os aspectos psicológicos relacionados aos fatores humanos exercem importante influência no processo decisório que permeia os dos envolvidos no voo, sobretudo por tratar-se de um segmento sensível que transporta pacientes em condições vulneráveis de saúde. Neste delicado cenário, erros provocados por aspectos que interferem no desempenho humano podem desencadear ocorrências aeronáuticas. A partir dessa problemática, esta pesquisa analisou os fatores contribuintes presentes em acidentes no segmento táxi-aéreo de voo não regular, nos quais se insere o de transporte aeromédico, ocorridos entre 2019 e abril de 2024. Com base em uma metodologia quali-quantitativa, de natureza básica, com procedimentos bibliográficos e documentais, buscou-se em livros, artigos e dados da aviação o sustentáculo para alcançar o objetivo proposto. Os resultados indicaram 45 acidentes no período e apontaram a contribuição de fatores humanos, especificamente relacionados a aspectos psicológicos como percepção, atitude e processo decisório. Este último foi o de maior frequência (presente em 10 ocorrências). Também foram notados os fatores operacionais, pertinentes ao desempenho técnico entre os quais se destacam o julgamento de pilotagem (de maior frequência, participando em oito acidentes), o planejamento e a supervisão gerencial. Verificou-se, ainda, a contribuição simultânea de diferentes fatores. Com base nos dados, o estudo conclui que há falhas no desempenho humano, sejam de ordem técnica ou psicológica, principalmente relacionadas ao processo decisório e ao ambiente organizacional, apontando a necessidade de aprimorar estes aspectos tanto para o táxi-aéreo em voo não regular, quanto para o transporte aeromédico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4104011049903781pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC JOSÉ ALVES MENESES - RAG.pdf
  Restricted Access
339,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador