PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire Neto, José Coimbrapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T12:55:03Z-
dc.date.available2024-06-20T12:55:03Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7714-
dc.description.abstractFatigue is a physical or emotional state manifested in various contexts of human life, including the workplace, being present in different activities. In aviation, this condition can impact the efficiency and safety of flights, as it compromises the work performed by ground and flight personnel. Faced with this problem, this study aims to verify the level of fatigue among Brazilian aviation workers, as well as the efforts and efficiency of airlines in addressing this issue. To carry out the research, both qualitative and quantitative, bibliographic and documentary procedures were adopted in search of a consistent theoretical framework on the subject, such as academic and scientific productions published in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), articles hosted on Google Scholar, research conducted by the National Union of Airlines workers (SNA) and National Union of Aeronauts (SNA), and books. As a result, it was found that there is evidence that fatigue among aviation professionals is high, having been identified in 80% of aeroviários and 87.32% of aeronauts. Additionally, it was revealed that these two classes of workers experienced extended work hours, which negatively impacts productivity, among other consequences. In conclusion, these and other findings suggest that fatigue management among these professionals, as well as its mitigation, do not seem to have short-term solutions, even though, in the case of aeronauts, there is specific regulation focused on this management. Thus, studies are needed to seek possible alternatives – such as increasing the workforce for aviation workers, along with efficient fatigue management and better working conditions negotiated by the union, in the case of pilots – capable of reducing fatigue and enhancing the well-being of these professionals, as well-being and health promotion have been proven to contribute to better working conditions and impact the results of these workers and airline companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectAeronautaspt_BR
dc.subjectAeroviáriospt_BR
dc.titleBEM-ESTAR EMOCIONAL, FADIGA E PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROFISSIONAIS DAS LINHAS AÉREAS BRASILEIRASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1IDNão consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.description.resumoA fadiga é um estado físico ou emocional manifestado em diversos contextos da vida humana, entre eles, o laboral, estando presente em diferentes atividades. Na aviação, esse mal pode impactar a eficiência e a segurança dos voos, pois compromete o trabalho desenvolvido pelo pessoal de terra e de voo. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo verificar o nível de fadiga de aeroviários e aeronautas brasileiros, bem como o empenho e a eficiência das companhias aéreas em resolver esse problema. Para a concretização da pesquisa, de cunho qualitativo-quantitativo, foram adotados procedimentos bibliográficos e documentais, em busca de um referencial teórico consistente sobre a temática, como produções acadêmicas e científicas publicadas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), artigos hospedados no Google Acadêmico, pesquisas realizadas pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e livros. Como resultado, apurou-se que há evidências de que o acometimento de fadiga nos profissionais da aviação é elevado, tendo sido constatada em 80% dos aeroviários e em 87,32% dos aeronautas. Adicionalmente, revelou-se que essas duas classes de trabalhadores vivenciavam extensão da jornada de trabalho, o que impacta negativamente a produtividade, entre outras consequências. Como conclusão, esses e demais fatos levantados pelo estudo sugerem que o gerenciamento da fadiga entre esses profissionais, bem como sua atenuação, não parecem contar com soluções no curto prazo, ainda que, no caso dos aeronautas, haja normatização específica voltada para esse gerenciamento. Desse modo, são necessários estudos que busquem por alternativas possíveis – como aumento de contingente para os aeroviários, além do gerenciamento de fatiga eficiente e melhores condições de trabalho negociadas pelo sindicato, no caso dos aeronautas – capazes de diminuir a fadiga e elevar o bem-estar desses profissionais, uma vez que o bem-estar e a promoção da saúde comprovadamente contribuem para melhores condições no trabalho e repercutem nos resultados desses trabalhadores e das empresas aéreas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9754428241220716pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo José Coimbra REVISADO FINAL 19-6-2024.pdf
  Restricted Access
261,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador