PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Anna Flávia Egito dept_BR
dc.creatorSilva, Alissa Alves Fernandes-
dc.date.accessioned2024-05-15T16:39:25Z-
dc.date.available2024-05-15T16:39:25Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7391-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.titleTRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ESTUDANTES DE MEDICINA NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Gleydson Ferreira dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346093298687495pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Clayson Mourapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550177354539916pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Os transtornos mentais comuns (TMC) estão entre os transtornos mentais que mais acometem os estudantes, principalmente os da área da saúde. Estudos mostram que o desenvolvimento dos TMC é multifatorial e embora sejam considerados menos graves, os TMC estão relacionados com uma queda significativa na qualidade de vida dos alunos, afetando relacionamentos e o próprio desenvolvimento acadêmico. Objetivo: Descrever os TMC em estudantes de medicina do Brasil em seus aspectos fisiológicos e epidemiológicos, os principais fatores de risco envolvidos e suas variáveis, e o papel das escolas médicas nesse cenário, segundo a literatura. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura com dados levantados através da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e foram incluídos 15 artigos. Resultados: Foram encontrados resultados como: maior taxa de TMC em estudantes do sexo feminino, maior sofrimento psíquico na metade do curso, falta de capacitação das instituiçōes de ensino para lidar com a saúde mental dos alunos, correlação significativa com a carga horária e exigências do curso de medicina, abuso de substâncias lícitas e ilícitas e fatores protetores como prática de esportes, terapia e rede de apoio definida. Conclusão: é necessário romper com os preconceitos acerca dos TMC oferecendo recursos para que esses estudantes possam identificar e enfrentar a multifatoriedade do problema e, pensando no cenário universitário, faz-se necessário implementar medidas preventivas dentro das faculdades, a fim de promover a saúde mental dos estudantes. Palavras-chave: Transtornos mentais; Estudantes; Saúde mental; Fatores de risco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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