PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Karoliny Teixeirapt_BR
dc.creatorBurnier, Brenda-
dc.date.accessioned2024-04-30T14:41:51Z-
dc.date.available2024-04-30T14:41:51Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7375-
dc.description.abstractThe use of technologies in childhood has been the subject of studies for many researchers, the objective of the present study is to understand whether screens cause harm or harm to children today. Methodology: This is an integrative literature review, which had articles published in the period 2013-2023 as a search filter. Composed of 10 articles the body of work, which were separated by categories. The results found indicate that 60% of the researchers are from the field of education; There was a great variety in terms of publication sources, with a predominance of articles from the state of São Paulo; Articles published between the years 2015 to 2022 were found, with 34% in the year 2019. As for research participants, children aged 7 months to 13 years and adults were found; As for the research sites, there was a predominance of schools and day care centers with 60%, and in relation to the instruments used, it was seen that 70% of the works were done through questionnaires. The results and conclusions of the articles were categorized into 3 axes: (I) in favor of screens in childhood 20%; (II) against the use of screens in childhood 10%, (III) the duality of benefits and harms of the use of screens in childhood where there was a greater predominance comprising 60% of the research and (IV) content validation 10%. It is concluded that, regarding the use of screens in childhood, there is a duality of opinions between harm and benefits, when used excessively they can bring significant damage to the child development process, but if they are used correctly they can be great allies of parents and/or or guardians, and also in the school environment to be a valid instrument to develop activities due to the range of resources that can be created.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectUso excessivo de telaspt_BR
dc.subjectTempo de telaspt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleInfluência das telas no cotidiano das crianças: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lucy Janept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.description.resumoO uso das tecnologias na infância vem sendo motivo de estudos para muitos pesquisadores, o objetivo do presente estudo é entender se as telas causam prejuízos ou malefícios para as crianças atualmente. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como filtro para pesquisa os artigos publicados no período de 2013-2023. O corpo do trabalho foi composto por 10 artigos, os quais foram separados por categorias. Os resultados encontrados indicam que 60% dos pesquisadores são da área da educação; houve grande variedade quanto às fontes de publicação, havendo predominância de artigos oriundos do estado de São Paulo; foram encontrados artigos publicados entre os anos de 2015 a 2022, sendo que 34% foi no ano de 2019. Quanto aos participantes das pesquisas, foram encontradas crianças de 7 meses a 13 anos e adultos; quanto aos locais das pesquisas, houve predominância de escolas e creches com 60%, e em relação aos instrumentos utilizados viu-se que 70% dos trabalhos foram feitos por meio de questionários. Os resultados e conclusões dos artigos foram categorizados em 3 eixos: (I) a favor das telas na infância 20%; (II) contra o uso das telas na infância 10%, (III) a dualidade de benefícios e malefícios do uso das telas na infância onde houve maior predomínio compondo 60% da pesquisa e (IV) validação de conteúdo 10%. Conclui-se que, quanto ao uso das telas na infância há uma dualidade de opiniões entre malefícios e benefícios, quando usados exacerbadamente podem trazer prejuízos significativos no processo de desenvolvimento infantil, mas se forem utilizadas de modo correto podem ser grandes aliados dos pais e/ou responsáveis, e no âmbito escolar pode ser um instrumento valido para desenvolver atividades devido a gama de recursos que podem ser criados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5516794288180028pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1755414836210661pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
INFLUENCIA DAS TELAS NO COTIDIANO DAS CRIANCAS - UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA.pdf697,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador