PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Lara Costa Dopt_BR
dc.creatorSilva, Thauâny Christie Garcia Dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-29T19:25:01Z-
dc.date.available2024-04-29T19:25:01Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7374-
dc.description.abstractAbstract: The theory proposes different discussions and approaches on the process of acquisition and development of language and speech. Zorzi (2002) brings the concept of language as a built cognitive development that takes place from the child's interaction with the environment, affirming the importance of primary communications, known as the pre-linguistic or non-verbal period. The influence of cognitive aspects within this process is highlighted. According to Zorzi (2002) verbal language is the last feat of communication development, which requires progress in the quality of primary communications. Objective: Verify the perception of parents and/or guardians about possible language and speech delays in children. Method: This is an observational, cross-sectional study, using a questionnaire developed by the researchers regarding the perception of parents and/or guardians about possible language and speech delays in children with typical development. Results: The present study was carried out with 13 parents and/or guardians who were receiving care at Clínica Escola Vida and Clínica de Fonoaudiologia at PUC Goiás. Regarding the identification of the delay, only 46,2% noticed signs in the first year of the child’s life. Regarding the search for professionals for evaluation, only 38,5% initially sought out a Speech-Language Pathologist. Conclusion: At the end of the study, there was a low demand for professional speech therapists, responsible for identifying and intervening in cases of suspected language and speech delays in children. It's also emphasized that parentes and or guardians take a long time to notice and investigate the main signs and causes of this delay.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titlePercepção de Pais e/ou Responsáveis sobre Atrasos de Linguagem e Fala em Criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Marcos Henriquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886795657987383pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Eliane Faleiro dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.contributor.referee2França, Ellia Christinne de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733965298939588pt_BR
dc.description.resumoResumo: A teoria nos propõe diferentes discussões e abordagens sobre o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem e fala. Zorzi (2002) traz o conceito da linguagem como sendo um desenvolvimento cognitivo construído que acontece a partir da interação da criança com o meio de convivência, afirmando a importância das comunicações primárias, conhecido como período pré-linguístico ou não verbal. Destaca-se a influência dos aspectos cognitivos dentro desse processo. Segundo Zorzi (2002) a linguagem verbal é o último feito do desenvolvimento da comunicação, que necessita de um progresso de qualidade das comunicações primárias. Objetivo: Identificar qual a percepção de pais e/ou responsáveis sobre possíveis atrasos de linguagem e fala em crianças. Método: Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis sobre possíveis atrasos de linguagem e fala em crianças com desenvolvimento típico. Resultados: O presente estudo foi realizado com 13 pais e/ou responsáveis que estavam em atendimento na Clínica Escola Vida e Clínica de Fonoaudiologia da PUC Goiás. Com relação à identificação do atraso, apenas 46,2% perceberam sinais no primeiro ano de vida da criança. Quanto à busca de profissionais para avaliação, somente 38,5% procuraram inicialmente o profissional Fonoaudiólogo. Conclusão: Ao final do estudo, observou-se a baixa procura ao profissional Fonoaudiólogo, responsável pela identificação e intervenção em casos de suspeita de atrasos de linguagem e fala em crianças. Enfatiza-se também a demora de pais e/ou responsáveis em notarem e investigarem os principais sinais e causas deste atraso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3479580791022810pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5770791336055440pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Percepcao_de_Pais_e_ou Responsaveis_sobre_Atrasos_de_Linguagem_e_Fala_em_Criancas.pdf721,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador