PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Juliana Santanapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T12:40:33Z-
dc.date.available2024-02-08T12:40:33Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7296-
dc.description.abstractIntroduction: Matrix support is the model of producing health in multiple teams, with the process of shared construction developing a pedagogical-therapeutic intervention. Objectives: To report on a case study of matrix support in a CAPS for children and adolescents. Methodology: This is a case study with a qualitative approach, about the matrix support of a user from the CAPS for children and adolescents to a Primary Care Unit, carried out in 2023. Results: a training course on matrix support was held between a CAPSi and a UBS in the municipality of Goiânia, with the selection of a case for matrix support. The case chosen was that of C.D.S., a male child, 7 years old, being treated at CAPSi, presenting behavioral alterations such as difficulty concentrating, aggression and episodes of night terrors. He was diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Post-Traumatic Stress Disorder (PTSD). Matrix support begins with a discussion of the case and guidance on the necessary psychosocial interventions to be adopted by the UBS and monitored by CAPSi. Difficulties were identified in the continuity of matrix support due to the change in CAPSi management, high staff turnover, lack of training and discontinuity in the process. The lack of data in the matrix support process led to difficulties in communication and in building the PTS. Final considerations: Matrix support is a complex strategy that requires the participation of both teams in order to be developed properly. The participation of more members of primary care is fundamental, as the cases must arise from the demands of primary care in order to qualify care. The lack of effective communication between professionals, managers and students was highlighted as a challenge in implementing matrix support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMatriciamento-
dc.subjectCAPS-
dc.subjectAtenção primária-
dc.titleTrajetória psicossocial de uma criança: um estudo de caso sobre matriciamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Salete Silva Pontieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115677956557164pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Paula Cândida da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401790193441273pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Adrielle Cristina Silvapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9169-7143pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331650100726864pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Andreia Gontijo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177332864553504pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O matriciamento ou apoio matricial é o modelo de produzir saúde em múltiplas equipes, com o processo de construção compartilhada desenvolvendo uma intervenção pedagógica- terapêutica. Objetivos: Relatar um estudo de caso matriciado em um CAPS infanto-juvenil. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sobre o matriciamento de um usuário do CAPS infanto juvenil para uma Unidade de Atenção Básica, realizado no ano de 2023. Resultados: foi realizada uma capacitação sobre matriciamento entre um CAPSi e uma UBS do município de Goiânia, com a seleção de um caso para ser matriciado. O caso escolhido foi o de C.D.S, uma criança do sexo masculino, 7 anos de idade, em tratamento no CAPSi, apresentando alterações comportamentais como, dificuldade de concentração, agressividade e episódios de terror noturno. Refere hipóteses diagnósticas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O apoio matricial inicia-se com discussão do caso e orientações sobre intervenções psicossociais necessárias a serem adotadas pela UBS e acompanhadas pelo CAPSi. Identificou-se dificuldades na continuidade do matriciamento devido a mudança na gestão do CAPSi, alta rotatividade de pessoal, falta de capacitação e descontinuidade no processo. A escassez de dados no processo de matriciamento gerou dificuldades na comunicação e na construção do PTS. Considerações Finais: O apoio matricial é uma estratégia complexa que requer a participação de ambas as equipes para ser desenvolvida adequadamente. A participação de mais membros da Atenção Básica é fundamental, pois os casos devem surgir das demandas da APS para qualificar o cuidado. A falta de comunicação efetiva entre profissionais, gestores e estudantes foi destacada como um desafio na implementação do apoio matricial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152034560440277pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Juliana e Fernanda 15.12.2023.pdf737,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador