PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLino, Ellen Rízia Oliveira Lino-
dc.date.accessioned2020-12-14T22:29:03Z-
dc.date.available2020-12-14T22:29:03Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/728-
dc.description.abstractEducation in Brazil faces several problems, among them one of the most questioned and researched topics is school evasion. This integrative bibliographic review aimed to analyze and identify the causes and consequences of school evasion in high school, reflecting and looking for possible interventions for this problem. School evasion is considered a major challenge to be faced by the whole society, including the family, the student himself, the State, the government and the entire educational system. Methodologically, searches were held on Google Scholar, Periodicals, Scielo and electronic journals, in which articles and research on school truancy in high school were selected. Throghout the work, we addressed the importance of the right to education, what is failure and school evasion, in addition to discuss the main causes and consequences, which according to the authors is linked to factors such as: school, students, family and social differences. From the theoretical basis, four articles were selected for analysis and comparison, a synthesis of data was made, which we obtained similar results, among which stood out, the socioeconomic factors, the lack of school structure and comprehensive public policies, which triggers consequences such as social exclusion. Researching and pondering on the causes and consequences of the evasion among young people and adolescents in high school, as well as alternatives to resolve or minimize school trancy and dropout rates that is the responsibility of the family, the school, the state and the whole society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEvasion-
dc.subjectLiterature review-
dc.subjectEvasão-
dc.subjectRevisão bibliográfica-
dc.titleA problemática da evasão escolar: uma revisão bibliográfica integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Orcantina Ione Teles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833413178423890pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, José Wellington Gomes da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647954617871989pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Ana Maria da Silva Curado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223289001247603pt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil enfrenta diversos problemas, entre eles um dos temas mais questionados e pesquisados é a evasão escolar. Esta revisão bibliográfica integrativa, teve o objetivo de analisar e identificar as causas e consequências da evasão escolar no ensino médio, refletindo e buscando possíveis intervenções para a problemática. A evasão escolar é considerada um grande desafio a ser enfrentado por toda a sociedade, incluindo a família, o próprio aluno, o Estado, o governo e todo o sistema educacional. Metodologicamente foram realizadas buscas no Google Acadêmico, Periódicos, Scielo e em revistas eletrônicas, onde foram selecionados artigos e pesquisas com o tema evasão escolar no ensino médio. No decorrer do trabalho abordamos a importância do direito a educação, o que é fracasso e evasão escolar, além de discorrer sobre as principais causas e consequências, que segundo os autores está ligada a fatores como: a escola, os alunos, a família e as desigualdades sociais. A partir da fundamentação teórica, foi selecionado quatro artigos para análise e comparação, feita uma síntese de dados onde obtivemos resultados semelhantes, entre eles destacou-se, os fatores socioeconômicos, a falta de estrutura escolar e de políticas públicas abrangentes, o que desencadeia consequências graves, como a exclusão social. Pesquisar e refletir as causas e consequências da evasão entre jovens e adolescentes no ensino médio, bem como alternativas para sanar ou minimizar os índices de abandono e evasão escolar é dever da família, da escola, do estado e de toda a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757267344978568pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciatura-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II Ellen Rízia VERSÃO FINAL CORRIGIDA .pdf535,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador