PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKorelc, Martinapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T16:40:34Z-
dc.date.available2024-01-02T16:40:34Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7282-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present Edith Stein's reflection on the education of the person in view of love. The process of education, according to Edith Stein, presupposes a conception of the human person, in which the ideal or goal towards which education is directed is also indicated. The author's pedagogical reflection contains, therefore, a conception of the person, created in the image of God, structured as a unity of living body, soul and spirit. The spiritual soul has the function of shaping the body, developing in the process of the formation of the person and orienting the person beyond himself, towards God. Starting from the concept of the personal nucleus, the most interior and profound dimension of the person, we can understand that the fundamental orientation of the person's life is attention to interiority, from which the person can respond to the calls that come to her from the world and from God, in an authentic and personal way. The dimension of affectivity is the capacity to becomes aware of himself and to apprehend the values which give meaning to a proper existence and to the world. Feelings, in order to be oriented to the highest values, need to be educated, especially their sensitive aspect is called to transcend itself to the spiritual apprehension of value – of oneself, of the other, of reality. Love is presented in this work as the highest feeling, by which each person is considered in his or her unrepeatable value and by which the person is also united to God. For each person is loved by God and encounter God's love within herself, as a basis for personal response. I emphasize the importance of freedom and divine grace for a personal response. The aspect of education that has shown itself as the most important in this work is the help for the person to arrive at the personal response of self-giving in love to God.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação para o amor. Uma reflexão a partir de Edith Steinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Luiz Henrique Brandão dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272494092734556pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Eli Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2875192087340848pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Luiz dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5594624528044491pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho é apresentar a reflexão de Edith Stein sobre a educação da pessoa em vista do amor. O processo da educação, segundo Edith Stein, pressupõe uma concepção da pessoa humana, na qual está indicado também o ideal ou a meta em direção à qual a educação é orientada. A reflexão pedagógica da autora contém, por isso, uma concepção da pessoa, criada à imagem de Deus, estruturada como unidade de corpo vivo, alma e espírito. A alma espiritual tem a função de configurar o corpo, desenvolver-se no processo da formação da pessoa e orientar a pessoa para além de si mesma, para a Deus. A partir do conceito do núcleo pessoal, a dimensão mais interior e profunda da pessoa, compreende-se que a orientação fundamental da vida da pessoa é a atenção à interioridade, a partir da qual a pessoa pode responder aos apelos que lhe vêm do mundo e de Deus de modo autêntico e pessoal. A dimensão da afetividade é aquela dimensão pela qual a pessoa toma consciência de si e apreende os valores que dão sentido à sua existência e ao mundo. Os sentimentos, para serem orientados aos valores mais altos, precisam ser educados, sobretudo o seu aspecto sensível é chamado a transcender-se para o apreender espiritual do valor – de si, do outro, da realidade. O amor é apresentado neste trabalho como o sentimento mais alto, pelo qual cada pessoa é considerada no seu valor irrepetível e pelo qual também é unida a Deus. Pois cada pessoa é alcançada pelo amor de Deus no seu íntimo, como fundamento para resposta pessoal. Para esta resposta, no trabalho sublinho a importância da liberdade e da graça divina. O aspecto da educação que neste trabalho se mostrou mais importante é a ajuda para que a pessoa chegue à resposta pessoal de entrega de si no amor a Deus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA::TEOLOGIA MORALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843883998267808pt_BR
dc.degree.graduationTeologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A educação para o amor. Uma reflexão a partir de Edith Stein – Martina Korelc.pdf618,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador