PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraz, Pedro Ceribelli Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T14:55:53Z-
dc.date.available2023-12-22T14:55:53Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7270-
dc.description.abstractUnderstanding the challenge of service provision in a barbershop has become increasingly relevant due to the growth of the barbershop market and fierce competition in this sector. The onset of the COVID-19 pandemic in 2020 negatively impacted barbershops, but with the hope of a gradual recovery, opportunities arise for the sector. The general objective of this study is to analyze the challenges of customer acquisition and retention in the provision of barbershop services in Goiânia. Specific objectives include identifying key strategies for customer retention, conducting a study with customers to identify their service preferences, conducting a case study on businesses in the barbershop industry in Goiânia, and presenting data analysis and research results. The justifications for this study lie in the importance of service quality for the success of barbershops and the need to understand the factors that influence service provision in this sector, given its significant growth in recent years with increasing demand for men's aesthetic services. The methodology involves a qualitative case study through interviews with owners of two anchor barbershop businesses, aiming to showcase different realities within the same type of commerce but with distinct approaches (services, relationships, and loyalty). Additionally, a quantitative questionnaire was administered to barbershop customers to assess service quality and strategies. Both sets of results were crucial for the completion of this study. As for the results, it was possible to comprehend various strategies employed by barbershop owners in their businesses and gauge customer satisfaction with the services provided.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de serviçospt_BR
dc.subjectBarbeariapt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.titleO desafio da prestação de serviços numa barbeariapt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of service provision in a barbershoppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Evangelista, Maria Aparecida Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.contributor.referee1Evangelista, Maria Aparecida Vazpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011902695380674pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Jolson da Fonsecapt_BR
dc.description.resumoObjetivos Geral e específicos, justificativas, questão problema e a metodologia, resultados atingidos. Entender o desafio da prestação de serviços em uma barbearia se tornou cada vez mais relevante devido ao crescimento do mercado de barbearias e à concorrência acirrada nesse setor. A chegada da pandemia de COVID-19 em 2020 impactou negativamente as barbearias, mas com a esperança de uma retomada gradual, surgem oportunidades para o setor. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios da captação e fidelização de clientes na prestação de serviços de barbearia em Goiânia. Os objetivos específicos incluem levantar estratégias determinantes para a fidelização do cliente, realizar um estudo junto aos clientes para identificar os serviços de seu interesse, realizar um estudo de caso em empresas do ramo em Goiânia e apresentar as análises dos dados e resultados da pesquisa. As justificativas para esse estudo residem na importância da qualidade dos serviços para o sucesso das barbearias e na necessidade de compreender os fatores que influenciam a prestação de serviços nesse setor, visto que é uma área que vem crescendo muito através dos anos com o aumento da procura do homem a serviços de estética masculina. A metodologia consiste em um estudo de caso, por meio de entrevista com os proprietários, com características qualitativa, feito com duas empresas ancoras do ramo da barbearia tentando mostrar diferentes realidades de um mesmo tipo de comercio, porém com propostas diferentes (serviços, relacionamento e fidelização). Também foi mostrado e analisado um questionário com perguntas fechadas e caráter quantitativo, feito com clientes de barbearias sobre a qualidade do serviço prestado e das estratégias. Ambos resultados das duas pesquisas foram de extrema importância para a conclusão deste trabalho. Resultados, foi possível compreender algumas estratégias que os donos de barbearias utilizam dentro de seus negócios e a satisfação dos clientes de uma barbearia quanto ao serviço prestado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11.12.2023 Pedro Ceribelli TCC II final.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador