PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Pedro Henrique da Veiga Rodartept_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T21:10:45Z-
dc.date.available2023-12-20T21:10:45Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7180-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de personagenspt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleDesign e desenvolvimento infantil: o uso de personagens para um consultório pediátrico mais humanizadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4690-0269pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Ana Paula Neres de Santanapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342411752042913pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Cláudio Aleixopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5910780325616157pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, composto por uma pesquisa e um projeto de design, tem como objetivo pesquisar e entender como o design, mais especificamente o design de personagens, se relaciona com a criança e com o seu desenvolvimento, em busca de usá-lo como instrumento para tentar resolver algum possível problema encontrado. Através de observações, pesquisas e entrevistas, foi notado que o ambiente do consultório médico é extremamente presente na vida infantil, mas que também é a causa de diversos problemas como medos, traumas e ansiedades, que podem desencadear sérios problemas para no futuro. A antítese para essa situação é a chamada humanização do consultório médico, processo no qual o paciente passa a ser a figura central da consulta, com compaixão, paciência e respeito. Para o trabalho em mãos, foi levantada a questão “como o design pode servir como instrumento para a construção de um consultório pediátrico humanizado?”, o qual a resposta foi proposta na forma de um trabalho consistente na criação de três personagens de caráter pedagógico que, aplicados ao consultório médico através de objetos de design, têm como objetivo criar laços afetivos com a criança, fazendo com que o consultório deixe de ser um ambiente frio e repleto de emoções e conotações negativas e passe a ser um ambiente no qual ela se sinta segura, acolhida e feliz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Pedro Henrique da Veiga Rodarte Vale (1).pdf5,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador