Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Ygor Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T19:27:23Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T19:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/705 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.relation | ProUni | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.title | A ausência de estudos astronômicos nas licenciaturas de ciências biológicas e o impacto desta carência na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Matheus Godoy | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3163552259832189 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Borges, Elizandra Freitas Moraes | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1058067694758598 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cabral, Hugo Marques | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6713278681790988 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues Júnior, Manoel Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6122665392987181 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visou analisar a ausência de conteúdos astronômicos nas Licenciaturas de Ciências Biológicas e o impacto dessa ausência na Educação Básica. Sendo uma das competências requeridas pela BNCC, a astronomia possui um caráter interdisciplinar e a capacidade de nos tornar mais conscientes socioambientalmente. Sendo assim, uma pesquisa bibliográfica foi feita a fim de delimitar a problemática da ausência da astronomia nas graduações do Brasil, e o impacto desta realidade na Educação Básica. Foi diagnosticado que o desfalque nas graduações em relação à astronomia é de nível nacional, além de ser um problema existente há décadas. Esta realidade é responsável pelo pouco conhecimento astronômico da sociedade brasileira em geral, e culmina em concepções alternativas equivocadas sobre fatores astronômicos. A ausência de conteúdos astronômicas nas Licenciaturas de Ciências Biológicas também foi constatado nas duas maiores Universidades de Goiânia - Goiás: a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e a Universidade Federal de Goiás. Isso demonstra a importância deste estudo, ao evidenciar um problema grave na educação, pois a carência desses estudos nas graduações atinge diretamente e negativamente o Ensino Básico, que ficará prejudicado quanto aos conteúdos astronômicos requeridos pela BNCC ao não terem professores capacitados para o ensino desta competência. É necessário a inclusão de conteúdos de astronomia, mais especificamente o seu ensino, nos cursos de Licenciaturas de Ciências Biológicas, ou por meio de matérias específicas ou como conteúdo incorporado por outras matérias, para que possamos garantir um ensino básico digno e completo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Agrárias e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1721919354277750 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas - Licenciatura | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES 2020 A ausência de estudos astronômicos nas Licenciaturas de Ciências Biológicas e o impacto desta carência na Educação Básica.pdf | Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador