PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Sobrinho, Jaime Batistapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T02:15:58Z-
dc.date.available2023-12-20T02:15:58Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7041-
dc.description.abstractThe liberalization of the aviation market has been seen, in recent years, as one of the crucial factors of change in the commercial environment in which airline companies operate. In this context, marketing plays an important role, as it consists of a set of fundamentals that are of interest to those who need to promote products, services, advantages, people, places, events, data, ideas or companies. Based on this premise, this research was structured around the following problem: how can marketing strategies contribute to the services offered in the airline sector? Thus, the general objective of this study was to discuss the relevance of marketing strategies for aviation, considering its current marketing context. As a methodology, we opted for qualitative research and bibliographic procedures, using the theoretical framework in two databases – the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Scielo platform, among other sources. The result brings a discussion of consumer segmentation, the factors that influence their purchasing behavior, and how airlines can implement strategies to meet these needs. The conclusion obtained was that the marketing tool is used by aviation companies to reach their consumers in a strategic way, considering their personal and even psychological characteristics, resulting in customer retention and loyalty, with a view to profit. of companies, their consolidation in the market and the strengthening of their brand.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectRetenção do clientept_BR
dc.titleA relevância das estratégias de marketing para as companhias aéreaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.description.resumoA liberalização do mercado de aviação tem sido vista, nos últimos anos, como um dos fatores de mudança crucial no ambiente comercial em que as empresas de linhas aéreas operam. Nesse contexto, o marketing tem relevante papel, à medida que consiste em um conjunto de fundamentos que interessam a quem precisa promover produtos, serviços, vantagens, pessoas, locais, eventos, dados, ideias ou empresas. Partindo dessa premissa, essa pesquisa se estruturou em torno da seguinte problemática: como as estratégias de marketing podem contribuir para os serviços ofertados no setor aéreo? Assim, o objetivo geral deste estudo pautou-se em discorrer sobre a relevância das estratégias de marketing para a aviação, considerando seu atual contexto mercadológico. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa e procedimentos bibliográficos, recorrendo-se ao referencial teórico em dois bancos de dados – a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a plataforma Scielo, entre outras fontes. O resultado traz a discussão da segmentação do consumidor, sobre os fatores que influenciam o seu comportamento de compra, e de como as companhias aéreas podem executar estratégias para atender essas necessidades. A conclusão obtida foi de que a ferramenta de marketing é usada pelas empresas de aviação para alcançar seus consumidores de maneira estratégica, considerando suas características pessoais e, até mesmo, psicológicas, tendo como resultado a retenção e a fidelização do cliente, com vistas ao lucro das empresas, à sua consolidação no mercado e ao fortalecimento de sua marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A RELEVÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA AS COMPANHIAS AÉREAS .pdf763,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador