PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSouza, Nathan Santana do Coutopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T00:05:11Z-
dc.date.available2023-12-20T00:05:11Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7035-
dc.description.abstractThe theme of this research addresses disruptive innovation in the use of biofuels in Brazilian civil aviation, its capacity for innovation, efficiency, and application in the global market, in order to mitigate greenhouse gas emissions from aircraft jet engines through the combustion of fossil fuels. The goal is to understand the role of biofuels in reducing emissions of pollutants and whether they can be considered a disruptive innovation by replacing Aviation Kerosene (Jet A-1) in the field of civil aeronautics. The methodology used was a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory objectives, using bibliographical and documentary procedures. The research results indicate that aviation bio-kerosene appears as a sustainable and viable alternative, given that its characteristics are similar to Jet A-1, with a low freezing point, high volatility, and high calorific value. It is worth noting that, in addition, lignocellulosic biofuels are faster and more easily implementable alternatives in the civil aviation sector, as they have low cost, high productivity, and use plant or animal residues. However, being a new technology, competitive prices have not yet been achieved compared to Jet A-1. It is concluded that the promotion of global sustainability for aviation biofuels requires integrated solutions that consider the reduction of socio-environmental impact, food security, and the economic viability of commercial-scale production.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviação civilpt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleOs biocombustíveis e a inovação de ruptura na aviação civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ycarim Melgaçopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791745313665253pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa aborda a inovação de ruptura quanto ao uso dos biocombustíveis na aviação civil brasileira, sua eficiência e aplicação no mercado globalizado, a fim de mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos pelos motores a reação das aeronaves, por intermédio da queima do combustível fóssil. O objetivo é entender o papel dos biocombustíveis na redução das emissões de gases poluentes, e se estes podem ser considerados uma inovação de ruptura, ao substituir o Querosene de Aviação (QAV-1) no âmbito da aviação civil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios, com procedimentos bibliográficos e documentais. Os resultados da pesquisa indicam que o bioquerosene de aviação se apresenta como uma alternativa sustentável e viável, uma vez que suas características são semelhantes ao QAV-1. Vale ressaltar, ainda, que os biocombustíveis de origem lignocelulósicas são alternativas mais rápidas e de fácil implementação no setor da aviação civil, já que apresentam custo baixo, alta produtividade e utilizam resíduos vegetais ou animais. No entanto, por ser uma tecnologia nova, ainda não se tem preços competitivos quando comparado ao QAV-1. Conclui-se que a promoção da sustentabilidade global dos biocombustíveis para aviação requer soluções integradas que considerem a redução do impacto socioambiental, a segurança alimentar e a viabilidade econômica da produção em escala comercial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9468913394929082pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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