PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Narayanna Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T22:55:20Z-
dc.date.available2023-12-19T22:55:20Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7029-
dc.description.abstractDance plays a fundamental role inpeople's development, offering a uniqueplatform for creative expression, physicaland emotional growth, and building socialskills. In addition to promoting physicalhealth through improving progression,balance and strength, dance also fuelsself-confidence and self-esteem asindividuals gain mastery over theirmovements. Furthermore, by participatingin dance classes or groups, people havethe opportunity to connect with others,strengthening social relationships anddeveloping valuessuch as discipline andresilience.Dance is, therefore, a powerful vehiclefor personal and cultural growth, playing avital role in enriching people's lives.This work brings the study of the themeof education and culture to thedevelopment of TCC 2- Course FinalPaper 2 whose theme is a dance center.First of all, the theme of education andculture is addressed, as well as itshistory in Brazil. As a brief definition, itcan be said that education is the act ofeducating or being educated, which canoccur inside and outside the classroom.Culture is the representation of thetraditions of a people. The study alsodefines the theme, dance center, whichis an appropriate place for the practiceand teaching of the most diverse types ofdance.It also exposes three case studies, 3dance schools that serve as designreferences for the development of thiscourse completion work.Finally, the preliminary study of thisTCC is presented, showing the needs program, design guidelines and floorplan studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de dançapt_BR
dc.subjectDancing schoolpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.titleEducart centro de dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Belo, Mirian de Paula Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7116669971832981pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Alessandro Miguel dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3985868148330563pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Pedro Henrique Máximopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2291-6613pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7575589616915093pt_BR
dc.contributor.referee3Nucada, Miraci Kuramotopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081112089375525pt_BR
dc.description.resumoA dança desempenha um papelfundamental no desenvolvimento daspessoas, oferecendo uma plataformaúnica para a expressão criativa, ocrescimento físico e emocional, e aconstrução de habilidades sociais. Alémde promover a saúde física através damelhoria da coordenação, equilíbrio eforça, a dança também alimenta a autoconfiança e a autoestima, à medidaque os indivíduos ganham domínio sobreseus movimentos. Além disso, aoparticipar de aulas de dança ou grupos,as pessoas têm a oportunidade de seconectar com os outros, fortalecendorelações sociais e desenvolvendo valorescomo disciplina e resiliência.A dança é, assim, um veículo poderosopara o crescimento pessoal e cultural,desempenhando um papel vital noenriquecimento da vida das pessoas.O presente trabalho traz o estudo datemática educação e cultura para odesenvolvimento do TCC 2- Trabalho deFinalização de Curso 2 cujo o tema é umcentro de dança.Primeiramente, aborda-se a temáticaeducação e cultura, assim como o seuhistórico no Brasil. Como uma brevedefinição pode-se dizer que educação éo ato de educar ou ser educado,podendo ocorrer dentro e fora da sala deaula. Já a cultura é a representação dastradições de um povo. O estudo traztambém a definição do tema, centro dedança, que é um local apropriado para aprática e o ensino das mais diversasmodalidades de dança.Expõe-se também, três estudos decaso, um centro cultural e duas escolasde dança que servem como referênciasprojetuais para o desenvolvimento dessetrabalho de finalização de curso.Por fim, é apresentado o estudopreliminar desse TCC, mostrando oprograma de necessidades, as diretrizesprojetuais e o anteprojeto do Centro de Dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NARAYANNA RIBEIRO PINHEIRO - CADERNO TEÓRICO - RAG.pdf456,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador