PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimaraes, Leticia Telespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T17:05:24Z-
dc.date.available2023-12-19T17:05:24Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6970-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspectro autistapt_BR
dc.subjectEmoções-
dc.subjectFamília-
dc.subjectAutismo e sentimentos-
dc.titleO espectro autista infantil e a convivência familiar: um estudo da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Salete Silva Pontieript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7115677956557164pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Paula Cândida da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401790193441273pt_BR
dc.contributor.referee2Montefusco, Rosângela Alves Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623512065293502pt_BR
dc.description.resumoObjetivos: O estudo teve como objetivos relatar segundo a literatura, as emoções e sentimentos dos pais ou responsáveis perante o diagnóstico de autismo e suas repercussões na vida familiar, descrever recomendações a família de como lidar com o filho autista e relatar as políticas públicas dispostas sobre o autismo e as redes de apoio. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Para o estudo analisou 11 artigos publicados entre 2018 e 2023. Prevaleceram artigos empíricos, com delineamento qualitativo, realizados com familiares, com foco em analisar vivencias do cotidiano dos pais de crianças autistas. Resultados: A análise de conteúdo dos artigos gerou quatro categorias: Sentimentos e emoções vivenciados pelos país de crianças com Tea, Orientação aos pais e cuidadores de crianças autistas e Políticas Públicas. Os resultados são úteis para pensar em pesquisas e trabalhos voltados para famílias com crianças autistas a partir de perspectivas ainda pouco estudadas e que incluem seus aspectos positivos e fortalecedores na leitura das adversidades vivenciadas. Considerações Finais: O estudo possibilitou evidenciar que pais ou responsáveis pelas crianças com TEA, desenvolvem estresse, sentem sobrecarga e sofrimento emocional no cuidado diário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9789959332972406pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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