PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Victória Rita Paiva Dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T10:36:14Z-
dc.date.available2023-12-19T10:36:14Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6919-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.titleParticipação domiciliar, escolar e comunitária de crianças e adolescentes com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prudente, Cejane Oliveira Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6499-3011pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218135408293767pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maysa Ferreira Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305488604604741pt_BR
dc.contributor.referee2Veríssimo, Thereza Cristina Rodrigues Abdallapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107144976609602pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A paralisia cerebral é um grupo de desordens de movimento e postura, que pode gerar limitações nas atividades e restrições nas participações. A participação é imprescindível para o desenvolvimento, além de garantir melhor habilidade física, cognitiva e de comunicação. Objetivo: Descrever a participação domiciliar, escolar e comunitária de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Métodos: Estudo transversal, realizado com 16 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com paralisia cerebral, inseridos em um Centro de Reabilitação de Goiânia, Goiás, Brasil. Foram aplicados questionários de avaliação sociodemográfico e clínico para os pais/responsáveis e para as crianças e adolescentes com paralisia cerebral e a Medida de Participação e do Ambiente -Crianças e Jovens (PEM-CY). Resultados: A média de idade das crianças e adolescentes foi de 7,50±2,34 anos. No ambiente domiciliar, a média de frequência de participação e a porcentagem de atividades que as crianças e adolescentes participaram foram de 4,47 e 68,75%; na escola de 3,80 e 62,50%; e na comunidade de 2,48 e 49,38%. Conclusão: A participação das crianças e adolescentes com paralisia cerebral foi maior no contexto domiciliar do que na escola e comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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