PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Henrique Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T00:34:00Z-
dc.date.available2023-12-19T00:34:00Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6899-
dc.description.abstractA company in debt will hardly be able to pay its debts. Based on this idea, it is observed that the Covid-19 pandemic, by restricting air transport, may have increased the sector's economic and financial problems. Therefore, the objective of the study is to analyze the liquidity indicators (current, dry, and general) and debt (Participation of Third-Party Capital and Debt Composition) of Azul Airlines between 2018 and 2019, and the impact of the pandemic on this debt. To achieve the proposed objective, a basic, qualitative-quantitative and bibliographic, documentary and case study procedures research was adopted. Among the results, the study found that Azul was already in a sensitive financial situation, at least since 2017, and that its condition worsened with the pandemic. Therefore, in the period analyzed, low liquidity indicators signaled a lower capacity of the company to pay off its obligations. Likewise, the debt rates calculated between 2018 and 2022 showed the progressive presence of external resources and an increase in debt. These indicators were negatively enhanced throughout the pandemic with the downturn in the sector. The research concludes that Azul has a high level of debt, little liquidity capacity and lack of profitability due to accumulated losses. Although the company develops strategies to overcome its situation, it will be necessary to evaluate and monitor each one of them critically, which suggests new studies aimed at this monitoring, adding other accounting components for greater precision.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAzul linhas aéreaspt_BR
dc.subjectIndicadores de liquidezpt_BR
dc.subjectIndicadores de endividamentopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleDesdobramentos financeiros da pandemia: estudo de caso sobre o endividamento da Azul Linhas Aéreaspt_BR
dc.title.alternativeFinancial developments of the pandemic: case study on the debt of Azul Airlinespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Wagno Pereira dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9827167262347822pt_BR
dc.description.resumoUma empresa endividada dificilmente conseguirá pagar suas dívidas. A partir dessa ideia, observa-se que a pandemia de Covid-19, ao restringir o transporte aéreo, pode ter elevado os problemas econômico-financeiros do setor. Desta forma, o objetivo do estudo é analisar os indicadores de liquidez (corrente, seca e geral) e de endividamento (Participação de Capital de Terceiros e Composição do Endividamento) da Azul Linhas Aéreas, entre 2018 e 2019, e o impacto da pandemia nesse endividamento. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa – de natureza básica, qualitativa e quantitativa, e procedimentos bibliográfico, documental e de estudo de caso –, foi adotada. Entre os resultados, o estudo apurou que a Azul já vinha de uma situação financeira sensível, pelo menos desde de 2017, e que seu estado se agravou com a pandemia. Desta forma, no período analisado, os baixos indicadores de liquidez sinalizaram uma menor capacidade da empresa de quitar suas obrigações. Do mesmo modo, os índices de endividamento calculados entre 2018 e 2022 apontaram a progressiva presença de recursos externos e aumento do endividamento. Esses indicadores foram negativamente potencializados ao longo da pandemia com a retração do setor. Com a pesquisa, conclui-se que a Azul apresenta alto grau de endividamento, pouca capacidade de liquidez e ausência de rentabilidade por conta dos prejuízos acumulados. Embora a empresa desenvolva estratégias para superar sua situação, será preciso avaliar e acompanhar cada uma delas de forma crítica, o que sugere novos estudos voltados a esse acompanhamento, adicionando outros componentes contábeis para maior precisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
HENRIQUE FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
441,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador