PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorZoboli, Volnei Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T00:00:27Z-
dc.date.available2023-12-19T00:00:27Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6886-
dc.description.abstractCumulonimbus clouds (CB) have significant vertical development, create adverse weather conditions, and pose risks to aviation, resulting in issues such as diversions and delays. Building upon this problem, the objective of this study was to examine the decadal occurrence of CBs in the Brazilian Midwest region to identify areas with a higher incidence of the phenomenon. To achieve this, an exploratory and qualitative methodology was adopted, supported by documentary and bibliographic procedures. The analyzed documents included Brazilian and North American SIGWX PROG charts at 18 UTC. The study period covered January 1, 2013, to June 30, 2023, and the selected area was divided into four quadrants. The research revealed that Quadrant 1 (with only one lower airway) was the most affected by CBs. Aerodromes SDH2, SWIY, SWNZ, SDPH, SWUA, SDOV, SWXE, SJUR, and SNGV are part of this quadrant. It was also observed that CBs had an average altimetric height of 50,000 feet, and the highest annual frequency in the region occurred in the summer. Consequently, the study concludes that flights of lighter aircraft, especially those operated in Quadrant 1, are subject to risks associated with CBs and thunderstorms, particularly in the months of November, December, and January. Therefore, the need for the use of meteorological radar, efficient flight planning, and, in some cases, flight postponement in that region becomes evident. As a suggestion, alternative routes need to be considered for air operations in the most affected regions to provide safe and efficient diversions.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectNuvens cumulonimbuspt_BR
dc.subjectRegião Centro-Oeste Brasileirapt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectRedemetpt_BR
dc.titleEstudo da incidência de nuvens CBS no Centro-Oeste brasileiro: uma avaliação decenal (2013-2023) a partir das cartas SIGWX PROGpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the incidence of CBS clouds in the Brazilian Midwest: a decade-long assessment (2013-2023) based on SIGWX PROG chartspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoAs nuvens cumulonimbus (CB) têm grande desenvolvimento vertical, formam mau tempo e oferecem riscos ao voo, ocasionando, de efeito, problemas como desvios e atrasos. Partindo dessa problemática, esse estudo teve como objetivo examinar a ocorrência decanal de CBs na região Centro-Oeste brasileira com o intuito de identificar áreas de maior incidência do fenômeno. Para isso, adotou-se uma metodologia de natureza exploratória e qualitativa, apoiada em procedimentos documental e bibliográfico. Assim, os documentos analisados foram cartas SIGWX PROG brasileiras e norte-americanas das 18 UTC. O período de estudo compreendeu 1 de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2023, e a área selecionada foi dividida em quatro quadrantes. Com a pesquisa, identificou-se o Quadrante 1 (com apenas uma aerovia inferior) como o mais afetado por CBs. Fazem parte desse quadrante os aeródromos SDH2, SWIY, SWNZ, SDPH, SWUA, SDOV, SWXE, SJUR e SNGV. Constatou-se, ainda, que as CBs apresentaram média altimétrica de 50.000 pés e que a maior frequência anual na região ocorreu no verão. Assim, o estudo conclui que os voos de aeronaves mais leves, principalmente os conduzidos no Quadrante 1, estão sujeitos aos riscos associados às CBs e trovoadas, especialmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Por esta razão, fica evidente a necessidade do uso de radar meteorológico, do planejamento de voo eficiente e do adiamento do voo, em alguns casos, quando se voa naquela região. Como sugestão, rotas alternativas precisam ser pensadas para operações aéreas nas regiões mais afetadas, na intenção de proporcionar desvios seguros e eficientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::METEOROLOGIA APLICADApt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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