PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Arthur Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T19:43:06Z-
dc.date.available2023-12-18T19:43:06Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6857-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectincursão de pistapt_BR
dc.subjectluzes de situação de pistapt_BR
dc.titleRUNWAY STATUS LIGHTS: uma análise da sua eficácia na mitigação de incursões de pista e possibilidade de implementação em aeroportos brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Schlag, Fabriciopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8538827338295434pt_BR
dc.description.resumoAs Runway Status Lights (RWSL) foram criadas nos Estados Unidos com o objetivo de mitigar ocorrências relacionadas a incursão de pista, e se tratam de uma tecnologia que não está presente em aeroportos nacionais que tem seu movimento em estado crítico. Este estudo tem como objetivo geral identificar a eficácia deste aparato e fazer um comparativo do movimento de alguns aeroportos relevantes nacionais com os que possuem esta tecnologia, e como objetivo específico diagnosticar se há relevância deste em solo nacional. Foi utilizado para concluir o estudo, uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica, com características quantitativas e qualitativas e utilização de um método dedutivo. Concluiu-se que o sistema é efetivo em sua função, mas depende da infraestrutura do aeroporto, e que, com a taxa de incursões de pista elevadas que aeroportos nacionais tem, se faz relevante, portanto, sugere-se que sejam instaladas RWSL no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Athur.pdf823,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador