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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Monteiro, Arthur Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T19:43:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T19:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6857 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | incursão de pista | pt_BR |
dc.subject | luzes de situação de pista | pt_BR |
dc.title | RUNWAY STATUS LIGHTS: uma análise da sua eficácia na mitigação de incursões de pista e possibilidade de implementação em aeroportos brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schlag, Fabricio | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8538827338295434 | pt_BR |
dc.description.resumo | As Runway Status Lights (RWSL) foram criadas nos Estados Unidos com o objetivo de mitigar ocorrências relacionadas a incursão de pista, e se tratam de uma tecnologia que não está presente em aeroportos nacionais que tem seu movimento em estado crítico. Este estudo tem como objetivo geral identificar a eficácia deste aparato e fazer um comparativo do movimento de alguns aeroportos relevantes nacionais com os que possuem esta tecnologia, e como objetivo específico diagnosticar se há relevância deste em solo nacional. Foi utilizado para concluir o estudo, uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica, com características quantitativas e qualitativas e utilização de um método dedutivo. Concluiu-se que o sistema é efetivo em sua função, mas depende da infraestrutura do aeroporto, e que, com a taxa de incursões de pista elevadas que aeroportos nacionais tem, se faz relevante, portanto, sugere-se que sejam instaladas RWSL no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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TCC Athur.pdf | 823,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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