PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lorraine Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T18:59:20Z-
dc.date.available2023-12-18T18:59:20Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6840-
dc.description.abstractMental calculation is an essential tool for teaching mathematical operations in the early years, especially addition. As well as speeding up problem-solving, it deepens understanding of numbers. This study sought to understand the development of mathematical learning, with a focus on mental calculation strategies based on the following question: How does the use of mental calculation strategies in the teaching of addition influence the development of children's learning? The study aimed to deepen understanding of the development of mathematical learning, with a particular focus on mental calculation strategies in conjunction with the addition operation. The research explored how these strategies impact learning and their developmental methodology. A qualitative study was carried out on mental calculation in addition and its effect on learning, using the works of Frana, Peretti & Tonin Da Costa and Berticelli & Zancan as the main authors. The results indicate that mental calculation enables personalized learning, allowing each child to follow their own pace, thus concluding that these strategies contribute to solving mathematical problems when practiced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCálculo mentalpt_BR
dc.subjectAdição-
dc.subjectEstratégias-
dc.titleA importância do cálculo mental para a aprendizagem da operação de adição nos anos iniciais.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.description.resumoO cálculo mental é uma ferramenta essencial para o ensino de operações matemáticas nos anos iniciais, especialmente a adição. Além de agilizar a resolução de problemas, ele aprofunda a compreensão dos números. Este estudo buscou entender o desenvolvimento da aprendizagem matemática, com foco nas estratégias de cálculo mental utilizando como base a seguinte questão: Como o uso de estratégias de cálculo mental no ensino da operação de adição influencia o desenvolvimento da aprendizagem das crianças? O estudo teve como objetivo aprofundar a compreensão do desenvolvimento da aprendizagem matemática, com um foco especial nas estratégias de cálculo mental juntamente com a operação de adição. A pesquisa explorou como essas estratégias impactam o aprendizado e sua metodologia de desenvolvimento. Foi elaborado uma pesquisa qualitativa sobre cálculo mental na adição e seu efeito na aprendizagem, tendo como principais autores as obras de Frana, Peretti & Tonin Da Costa e Berticelli & Zancan. Os resultados indicam que o cálculo mental possibilita uma aprendizagem personalizada, permitindo que cada criança siga seu ritmo, concluindo assim que essas estratégias contribuem para resolver problemas matemáticos quando praticadaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_VERSÃO_FINAL-_LORRAINE_MOREIRA_SANTOS[1].pdf418,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador