PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vitor Hugo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T12:33:43Z-
dc.date.available2023-12-18T12:33:43Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6790-
dc.description.abstractThe work aims to investigate the particularities of LGBTQIA+ literature, reflecting on its recognition over time. The study focuses on the critical analysis of the novel Giovanni's Room (2018), by James Baldwin, and the comic book Heartstopper (2021), by Alice Oseman, as a corpus to outline the evolution of this form of literary expression that, therefore, it reflects on the social sphere. A significant transformation has been observed over the years, not only in the works of this type of literature itself, but also in the social representations and identity acceptance of the LGBTQIA+ community. The comparative analysis between the two works reveals not only a temporal evolution, but also the influence of LGBTQIA+ literature on social dynamics, providing a deeper understanding of the changes that have occurred in identity acceptance over time. The study adopts a methodological approach that includes a critical analysis of the bibliography, exploring the theoretical framework and selected works, such as authors such as Lucien Goldmann (1991), Susana de Castro (2022), Kwame Anthony Appiah (2016), Sebastião Everton de Oliveira (2020), Marcus Vinicius Jardim Trindade (2021), Mônica Magrini de Lima Silva (2015), Gabriela Alves Brandão de Mendonça (2018). Furthermore, a theoretical perspective will be incorporated that focuses on theories of the literary genre, in particular, the novel, and its relationship with the construction of LGBTQIA+ identity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationVestibular Social/PUC, OVG.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLiteratura LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectO quarto de Giovannipt_BR
dc.subjectHeartstopperpt_BR
dc.titleRepresentação e (des)construção da identidade na literatura LGBTQIA+: o quarto de Giovanni e Heartstopperpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Elizete Albinapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6266-0624pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Elizete Albinapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6266-0624pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Divino Josépt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2998-4632pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar as particularidades da literatura LGBTQIA+, refletindo sobre o seu reconhecimento ao longo do tempo. O estudo concentra-se na análise crítica do romance O quarto de Giovanni (2018), de James Baldwin, e da HQ Heartstopper (2021), de Alice Oseman, como corpus para se traçar o panorama da evolução dessa forma de expressão literária que, por conseguinte, reflete no âmbito social. Observa-se uma transformação significativa ao longo dos anos, não apenas nas obras dessa modalidade de literatura em si, mas também nas representações sociais e na aceitação identitária da comunidade LGBTQIA+. A análise comparativa entre as duas obras revela não apenas uma evolução temporal, mas também a influência da literatura LGBTQIA+ na dinâmica social, proporcionando uma compreensão mais profunda das mudanças ocorridas na aceitação identitária ao longo do tempo. O estudo adota uma abordagem metodológica que inclui uma análise crítica da bibliografia, explorando o referencial teórico e as obras selecionadas, a exemplo de autores como Lucien Goldmann (1991), Susana de Castro (2022), Kwame Anthony Appiah (2016), Sebastião Everton de Oliveira (2020), Marcus Vinicius Jardim Trindade (2021), Mônica Magrini de Lima Silva (2015), Gabriela Alves Brandão de Mendonça (2018). Além disso, será incorporada uma perspectiva teórica que se debruça sobre as teorias do gênero literário, em particular, o romance, e sua relação com a construção da identidade LGBTQIA+.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.degree.graduationLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vitor Hugo Silva Santos - REPRESENTAÇÃO E (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA LITERATURA LGBTQIA+.docx982,4 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador