Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luciana Costa Da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-17T20:58:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-17T20:58:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6764 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Variações linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Linguistic variations | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | - |
dc.subject | Linguistic prejudice | - |
dc.subject | Portuguese language | - |
dc.subject | Gêneros textuais | - |
dc.subject | Preconceito linguístico | - |
dc.subject | Língua portuguesa | - |
dc.title | O ensino das variações linguísticas por meio dos gêneros textuais no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amorim, Helen Suely Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0783115844123726 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ariño, Eliane Rezende de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7725481103079550 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou compreender como as variantes linguísticas têm sido apresentadas no contexto escolar do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com base em dois documentos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analisando qual a evolução de um documento para o outro na abordagem do tema. Além disso, este trabalho foi realizado a partir de pesquisas de caráter bibliográfico, que consistem em afirmar o que foi apresentado sobre os conceitos de língua, gêneros textuais e variação linguística, fundamentando teoricamente com os autores Luiz Antônio Marcuschi (2008), Luiz Carlos Travaglia (2006), Roberto Gomes Camacho (2011), Maria da Graça Costa Val (2006), Marcos Bagno (2015), dentre outros. Sendo assim, no corpo do trabalho, será apresentado, com frequência, a necessidade de se ensinar sobre as variantes, juntamente com os gêneros textuais, de maneira abrangente a fim de que os alunos consigam ampliar as competências linguísticas de acordo com o ambiente no qual eles estão inseridos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LUCIANA TCC LETRAS 2023-2.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador