PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Otávio Augusto Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T18:34:05Z-
dc.date.available2023-12-15T18:34:05Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6679-
dc.description.abstractIn search of optimizing pilots' responses to challenging situations and enhancing their capabilities, cognitive skills stand out as trainable factors for improved performance in cockpit management. Attention, situational awareness, and decision-making are key competencies honed during flight training. In glider flying, these skills are continuously maintained, requiring rapid and precise responses from the pilot to remain airborne and adapt to environmental conditions. Gliders, lacking an engine, rely on upward thermal currents and refined techniques for aircraft handling. Hence, the aim of this research is to assimilate and apply the studied cognitive skills specifically to glider pilot operation. An exploratory methodology, basic in nature, with a qualitative approach, utilizing bibliographic and documentary research, was employed. It was evident that glider pilots, due to limited time in flight, handle takeoff, maneuvering, and flight with significant mental workload, necessitating heightened situational awareness to judge speed, distance, and altitude in relation to their target. Skills in locating thermal currents and executing a safe landing approach without engine propulsion are crucial, given the limited reach of gliders to the landing strip. Therefore, attention in this process is crucial as it filters relevant information for glide ratio assessment and wind conditions. Consequently, the ability to sustain focus on a fixed point for extended periods, maintain higher vestibular balance during body and aircraft rotations, and uphold visual stability while experiencing maneuvers in turns are highlighted as outcomes.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectConsciência situacionalpt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectPlanadorpt_BR
dc.subjectVoo à velapt_BR
dc.titleO voo à vela como ferramenta no desenvolvimento de habilidades cognitivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salmpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquippt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoEm busca de encontrar treinamentos para otimizar as respostas dos pilotos de avião em soluções desafiadoras e aperfeiçoar suas capacidades, as habilidades cognitivas se destacam pela possibilidade de serem treinadas para um melhor desempenho no gerenciamento das cabines de comando. Assim, as competências trabalhadas em voo são: a atenção, a consciência situacional e a tomada de decisão. Atribuídas de formas diferentes no voo à vela, essas habilidades estão em constante manutenção, exigindo respostas rápidas e precisas do aviador para se manter no ar e adaptar-se as condições ambientais. Visto que os planadores não possuem grupo motopropulsor, dependem de correntes térmicas ascendentes e técnicas refinadas para o manuseio da aeronave. Nesse sentido, se encontra o objetivo desta pesquisa: assimilar as habilidades cognitivas estudadas, com foco na operação do piloto de planador. Para isso, foi utilizada metodologia exploratória, de natureza básica e abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Evidenciou-se que o piloto de planador, por ter o tempo reduzido em voo, realiza sua decolagem, manobra e voo, com uma grande carga de trabalho mental, necessitando de alta consciência situacional para julgar sua velocidade, distância e altura em relação ao seu alvo. Para isso, conhecimentos para localizar correntes térmicas e realizar uma aproximação para pouso sem comprometer a segurança são ressaltados, visto que não se tem uma forma de gerar empuxo próprio, além do alcance para a pista ser restringido. Logo, a atenção nesse processo é importante, pois seleciona as informações relevantes para o julgamento da razão de planeio e das condições de vento. Como resultado, destaca-se a capacidade de sustentar a atenção em um ponto fixo por maior tempo, de ter um equilíbrio vestibular mais elevado para as rotações de corpo e da aeronave, e de manter a estabilidade de imagem no sistema visual, enquanto o corpo sofre com manobras em curvas. pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4356806786279296pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
pdf Final Tcc.pdf
  Restricted Access
531,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador