PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniela Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T10:38:58Z-
dc.date.available2023-12-14T10:38:58Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6622-
dc.description.abstractThis study addresses the exploration of technologies in mathematical education: the analysis of statistical data, emphasizing the significance of technology utilization. Initially, a historical analysis of technology usage in education is conducted, encompassing its advancements, challenges, and obstacles in establishing a pedagogical relationship that fosters learning. Next, we delve into the concepts of pedagogical mediation and human development, grounded in Vygotsky's historical-cultural theory and Davydov's developmental theory. After grasping these concepts, we propose using examples of statistical activities with limited data to enhance students' comprehension of these concepts. Subsequently, we present an activity utilizing the GeoGebra software. The issue at hand involves statistical data on the Body Mass Index (BMI) of 133 countries, representing a substantial volume of data. We conclude that while organizing a large amount of data is achievable with specific technology, a satisfactory analysis of the data can only be consciously accomplished through conceptual analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpt_BR
dc.titleTecnologias na educação matemática: análise de dados estatísticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Duelci Aparecido de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o estudo de tecnologias na educação matemática: análise de dados estatísticos, explorando a importância do uso das tecnologias. A princípio, é feita uma análise histórica do uso das tecnologias na educação, seus avanços, dificuldades de uso e desafios para implementar uma relação pedagógica que promova a aprendizagem. Em seguida, abordamos os conceitos de mediação pedagógica e desenvolvimento humano, baseando-nos na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria desenvolvimental de Davydov. Após a apropriação desses conceitos, propomos utilizar exemplos de atividades estatísticas com poucos dados para que os alunos compreendam esses conceitos. Em seguida, apresentamos uma atividade utilizando o software GeoGebra. O problema em questão traz dados estatísticos do Índice de Massa Corporal (IMC) de 133 países, o que representa um grande volume de dados. Concluimos que uma grande quantidade de dados é possível organizar a partir de uma tecnologia específica, mas que a análise dos dados, para ser realizado a contento, só pode ser feito conscientemente com análise conceitual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Daniela.pdf978,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador