PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodoy, João Victor de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T11:20:33Z-
dc.date.available2023-09-11T11:20:33Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6489-
dc.description.abstractIn this study, various Design tools that can make possible better communication between the user and the product or service being used will be addressed. The main focus of this work is the inclusion of the elderly population in the Digital Age, aiming to understand the main obstacles preventing this group from having broad access to information, proper handling of digital tools, and making the most of everything that the Digital Age has to offer. The Digital Age has provided us a new reality, where we can schedule appointments with a device in the palm of our hands and no longer need to drive to a restaurant to enjoy a meal. However, due to the sudden nature of this changing, older individuals (aged 60 and above) often face significant challenges in adapting to this environment, keeping up with all these changes, and adjusting to this "new reality." With this in mind, this study will examine the main factors contributing to these problems that hinder the elderly population from fully experiencing the potential offered by the Digital Age. It will also propose possible solutions to ensure that this journey is not arduous and uncomfortable. The purpose of this study is to comprehend the difficulties faced by this group and, through understanding the core reasons of these issues, find ways to improve their lives and enhance convenience. Topics to be addressed include the study of color, form, how contrast and font can influence readability, as well as which tools should be used and how they should be used to ease the daily lives of this population and help them feel more included in an era where they struggle to find a sense of belonging.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUX Designpt_BR
dc.subjectDesign como ferramenta-
dc.subjectTerceira idade-
dc.subjectResolução de problemas-
dc.subjectInterface-
dc.subjectWeb-
dc.subjectLayout-
dc.subjectAplicativos-
dc.subjectSites-
dc.subjectUsabilidade-
dc.titleInclusão digital para a 3ª idade: ferramentas do designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hsuan-An, Taipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368659127034421pt_BR
dc.contributor.referee1Hsuan-An, Taipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368659127034421pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee3Azeredo, Maurício dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816742964763640pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho serão abordadas diversas ferramentas do Design que possibilitam uma maior comunicação entre o usuário e o produto ou serviço em utilização. O trabalho tem como principal foco a inclusão do público de terceira idade na Era Digital, isto é, entender quais são os principais problemas que impedem que este público tenha um amplo acesso à informação, um manuseio adequado dos meios e de suas ferramentas, e um bom aproveitamento de tudo que pode vir a ser oferecido na Era Digital. A Era Digital nos possibilita uma nova realidade, onde podemos agendar uma consulta com um aparelho na palma de nossa mão, e não mais precisamos dirigir até um restaurante para comer o que lá é servido. Porém, como toda essa mudança foi repentina, o público com idade mais avançada (60 anos ou mais) acaba tendo grandes dificuldades em se inserir nesse meio, em acompanhar todas essas mudanças e em se adequar à essa “nova realidade”. Tendo isso em mente, neste trabalho serão estudados os principais causadores destes problemas que impedem que este público desfrute com todo potencial tudo aquilo que pode ser oferecido pela Era Digital, assim como serão apresentadas possíveis soluções para impedir que esta jornada seja árdua e desconfortável. O intuito de todo o estudo será de buscar entender as dificuldades, e através da compreensão de tudo que causa os problemas, solucioná-los para fazer a vida deste público melhor e com mais praticidade. Serão abordados assuntos como o estudo da cor, da forma, como o contraste e a fonte podem influenciar em um fluxo de alta ou baixa leiturabilidade, assim como quais ferramentas devem ser utilizadas e como devem ser utilizadas para facilitar o dia a dia deste público e os inserir em uma Era em que têm tanta dificuldade de se sentirem pertencentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCCJoão VictordeSouzaGodoy.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador