PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAcacio, Vitoria Marta Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T22:06:47Z-
dc.date.available2023-07-04T22:06:47Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6331-
dc.description.abstractIntroduction: In Brazil, speech therapy care for children and adults with difficulty sucking and swallowing. The adequacy of dysfunctions involved in feeding such as (sucking, breathing, swallowing and chewing) has occurred since 1990. According to (SBP, 2012) the period of 2 to 6 years is necessary for the sedimentation of habits, as there is a transition that commonly presents a natural aspect of child development, called food selectivity. Objective: To investigate and identify the speech therapy performance in TARE in childhood and its implications for the development of language, orofacial motricity and speech. Method: Study of an integrative literature review, of the qualitative and quantitative type, which had as procedures and instruments for data collection the search in databases that presented the speech therapist working with the patients, the family or in an inter/multidisciplinary team dealing with TARE , published between 2007 and 2022, in Portuguese. Results and Discussion: 12 articles were included to organize the results arranged in tables highlighting the type of research, area of education of the authors, year of publication, Federative Unit (UF) and the description of the performance of the speech therapist in the research. Conclusion: The research on children diagnosed with avoidant-restrictive eating disorder (RAD) in childhood proved to be relevant and despite the role of the speech therapist being recognized, the literature that deals with the role of the speech therapist in the performance is still scarce.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeletividade alimentarpt_BR
dc.subjectTranstorno da seletividade alimentarpt_BR
dc.subjectFood selectivity-
dc.subjectFood selectivity disorder - TARE and speech therapy-
dc.subjectTARE-
dc.subjectFonoaudiologia-
dc.titleAtuação fonoaudiológica no transtorno alimentar restritivo evitativo (TARE): revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Lucy Janept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Sandra de Freitas Paniagopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Introdução: No Brasil, o atendimento fonoaudiológico de crianças e adultos com dificuldade para sugar e deglutir. A adequação das disfunções envolvidas na alimentação como (sucção, respiração, deglutição e mastigação), ocorre desde 1990. Segundo a (SBP,2012) o período de 2 a 6 anos é necessário a sedimentação de hábitos, pois ocorre uma transição que comumente apresenta um aspecto natural do desenvolvimento infantil, denominado por seletividade alimentar. Objetivo: Investigar e identificar a atuação fonoaudiológica no TARE na infância e suas implicações para o desenvolvimento de linguagem, motricidade orofacial e de fala. Método: Estudo de revisão integrativa da literatura, do tipo qualitativo e quantitativo que teve como procedimentos e instrumentos para coleta de dados a busca em bases de dados que apresentassem o fonoaudiólogo atuando junto à pacientes, à família ou em equipe inter/multidisciplinar tratando do TARE, publicados no período entre 2007 e 2022, no idioma português. Resultados e Discussão: Foram inclusos 12 artigos para organização dos resultados dispostos em tabelas destacando tipo de pesquisa, área de formação dos autores, ano de publicação, Unidade Federativa (UF) e, a descrição da atuação do fonoaudiólogo na pesquisa. Conclusão: A pesquisa sobre crianças diagnosticadas com transtorno alimentar restritivo evitativo (TARE) na infância, demonstrou ser pertinente e apesar da atuação do fonoaudiólogo ser reconhecida, a literatura que trata do papel do fonoaudiólogo na atuação ainda é escassa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770576368099576pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC VITORIA FINAL.pdf291,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador