PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Bahia dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T14:48:56Z-
dc.date.available2023-07-03T14:48:56Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6284-
dc.description.abstractThe difficulty in learning mathematics in high school has affected many students and may have different causes. One of the main causes may be the lack of a solid foundation in relation to basic mathematical concepts, which leads to a difficulty in understanding concepts that are more advanced. In addition, there is a lack of motivation on the part of students and with teaching methods that are inadequate, all of this contributes to the difficulty of learning mathematics, there are other factors with cognitive deficiencies, emotional problems that can also be considered as factors that influence student performance. Many students demonstrate fear and anxiety in relation to mathematics, which are also factors that negatively affect student performance, thus creating blocks that make it difficult to understand and apply mathematical concepts, impairing the understanding of these concepts. In order to deal with this problem, it is important that teachers use teaching methodologies that can allow students to understand mathematical concepts in a clear and practical way, in addition to creating a safer and more welcoming learning environment. The difficulty in learning mathematics in high school is a more complex problem that requires the collaboration of teachers, students and all professionals involved in school dynamics to solve this problem. It is important to recognize the underlying causes and thus adopt strategic and effective measures to overcome these difficulties and thus promote the academic success of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática-
dc.subjectEnsino médio-
dc.titlePercepções da dificuldade de aprendizagem matemática no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2820-8378pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de aprendizagem da matemática no ensino médio tem afetado diversos estudantes e pode ter variadas causas. Uma das principais causas pode ser a falta de uma base solida em relação aos conceitos matemáticos básicos, o que leva a uma dificuldade no entendimento dos conceitos que são mais avançados. Além disso, existe a falta de motivação por parte dos estudantes e com os métodos de ensino que são inadequados, tudo isso contribui para a dificuldade da aprendizagem da matemática, existem outros fatores com deficiências cognitivas, problemas emocionais que também podem ser considerados como fatores que influenciam no desempenho dos estudantes. Muitos alunos demonstram medo e ansiedade em relação a matemática, que também são fatores que afetam de forma negativa o desempenho dos estudantes, criando desta forma bloqueios que dificultam a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos, prejudicando a compreensão destes conceitos. Desta forma para lidar com esse problema, é importante que os professores utilizem de metodologias de ensino que possam permitir aos alunos compreenderem os conceitos matemáticos de forma clara e prática, além disso é necessário a criação de um ambiente de aprendizagem mais seguro e acolhedor. A dificuldade na aprendizagem da matemática no ensino médio é um problema mais complexo que requer a colaboração dos professores, dos estudantes e de todos os profissionais envolvidos na dinâmica escolar para resolução deste problema, importante que exista um reconhecimento sobre as causas subjacentes e desta forma adotar medidas estratégicas e eficazes para superar essas dificuldades e desta forma promover o sucesso acadêmico dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998265592093803pt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL 1.0.docx68,69 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador