PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArrais, Bruna Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-01T20:32:49Z-
dc.date.available2023-07-01T20:32:49Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6278-
dc.description.abstractThis research aimed to study fashion design based on the awareness of ecological responsibility and the understanding of it as a manifestation of culture, especially focused on the state of Maranhão. To this end, in the first moment it brings some considerations about the fashion industries and the growing production on an unnecessary and harmful scale, named FastFashion. For the development of the work, alternative solutions called SlowFashion were sought, valuing the artisanal production of quality and the use of raw materials and responsible production processes capable of respecting the environment. In reaction to the negative impact caused by fashion on the planet we had the launch of Li Edelkoort's Anti Fast Fashion manifesto , from which arose the stimulus and the possibility of guiding fashion producers and creators along the path of conscious and sustainable. Also, in the 1960s, the rupture of European influences on Brazilian fashion began from the actions and shows promoted by Industria Rhodia, which were a great milestone in the redirection of the ways of thinking about fashion expressions in the Brazilian scenario. As a way of emphasizing and seeking authentic cultural references, several traditional Brazilian events were observed, and for this reason some of the numerous traditional festivals are presented, highlighting the northeast, through the state of Maranhão, where they celebrate Bumba Meu Boi. From this more specific study, the author proposes options of accessories and clothing with icons related to this important typical festival of the city of São Luís, capital of the state of Maranhão. This design project is presented, in summary, at the end of the monograph.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFast fashionpt_BR
dc.subjectSlow fashion-
dc.subjectModa-
dc.subjectCultura-
dc.subjectComunicação-
dc.titleDesign de moda: uma proposta de comunicação e culturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Maurício dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816742964763640pt_BR
dc.contributor.referee1Azeredo, Maurício dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816742964763640pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Vâniapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938707734974385pt_BR
dc.contributor.referee3Mariano, Marilia Alves Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515369151413309pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo o estudo de design de moda pautada na consciência da responsabilidade ecológica e na compreensão da mesma como manifestação de cultura, especialmente voltada para o estado do Maranhão. Para tanto, no primeiro momento traz algumas considerações a respeito das indústrias de moda e a crescente produção em escala desnecessária e danosa, nomeada FastFashion. Para o desenvolvimento do trabalho buscaram-se soluções alternativas chamadas SlowFashion, valorizando a produção artesanal de qualidade e o uso de matérias primas e processos de produção responsáveis capazes de respeitar o meio ambiente. Em reação ao impacto negativo causado pela moda ao planeta tivemos a o lançamento do manifesto Anti Fast Fashion de Li Edelkoort, a partir do qual surgiu o estímulo e a possibilidade de orientar produtores e criadores de moda pelo caminho do consciente e sustentável. Também, na década de 1960, deu-se início ao rompimento das influências europeias sobre a moda brasileira a partir das ações e dos desfiles promovidas pela Industria Rhodia, que foram um grande marco no redirecionamento das formas de pensar as expressões da moda no cenário brasileiro. Como forma de enfatizar e buscar referências culturais autênticas, foram observados vários eventos tradicionais brasileiros, e por essa razão se apresentam, como exemplo, algumas das inúmeras festas tradicionais, dando destaque ao nordeste, através do estado do Maranhão, onde festejam o Bumba Meu Boi. A partir desse estudo mais específico, a autora propõe opções de acessórios e vestimentas com ícones relacionados a essa importante festa típica da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. Tal projeto de design é apresentado, em síntese, ao final da monografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC DESIGN DE MODA fim.doc79,33 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador