PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelar, Sarah Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T18:49:31Z-
dc.date.available2023-06-29T18:49:31Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6216-
dc.description.abstractIn Antiquity, poetry was not only seen as an entertainment, but as a form of personal and moral development. It allowed society to connect with its cultural traditions and offered a means for reflection and self-knowledge. The Archaic Greek poetry encompassed both the greatness of epic and the mellic expression, which developed in around the 8th and the 7th centuries BCE. It was sung solo or accompanied by a choir, usually followed by a musical instrument, such as the lyre or the cither. One of the most famous and notable examples of Melic poetry is Sappho. A native of the island of Lesbos, in the Aeolian region, she was one of the first poets to have her creations acknowledge, but only fragments and a complete work have survived. The legacy left by the Sapphic poetry exuded emotion and sensitivity. Although many of her works have been lost over the centuries, her reputation in the poetical canon of Antiquity has lived on to the present day.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSafo de Lesbospt_BR
dc.subjectGrécia arcaicapt_BR
dc.titleA poesia de Safo de Lesbos: educação, performance e o feminino na Grécia arcaicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira Neto, Ivanpt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8992-5779pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6813344339608468pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927341823687401-
dc.contributor.referee1Brunhara, Rafael de Carvalho Matiellopt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Carolina Kesser Barcellos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3351-2139pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9546538531641985pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8566-1179-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8566-1179-
dc.description.resumoNa Antiguidade, a poesia não era vista apenas como entretenimento, mas como uma forma de desenvolvimento pessoal e moral. Permitia que a sociedade se conectasse com suas tradições culturais e oferecia um meio de reflexão e autoconhecimento. A poesia grega arcaica englobou tanto a grandiosidade épica quanto a expressão mélica, que se desenvolveu na Grécia entre os séculos VIII e VII aEC. Era cantada solo ou acompanhada por um coro, sendo geralmente seguida por um instrumento musical, como a lira ou a cítara. Um dos exemplos mais notáveis e famosos da poesia mélica foi Safo. Natural da ilha de Lesbos, na região da Eólia, foi uma das primeiras poetisas a ter suas criações reconhecidas, mas apenas fragmentos e uma obra completa sobreviveram. O legado deixado pela poética sáfica exalava emoção e sensibilidade. Embora muitos dos seus trabalhos tenham se perdido ao longo dos séculos, a sua reputação no cânone poético da Antiguidade permanece viva até os dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6972580393199746pt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AVELAR. A poesia de Safo de Lesbos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador